Por uma caminhada sinodal, Frei Rafael Gomes toma posse como pároco da Paróquia Maria Imaculada

1046

“Juntos faremos uma grande caminhada sinodal”. Alinhado com os pedidos do Papa Francisco por uma Igreja em saída e cada vez mais com participação de todo o povo de Deus, Frei Rafael Gomes da Silva, OFMConv, 38 anos, priorizou em seu discurso a marca da sinodalidade, ao tomar posse na noite de quinta-feira (10/02), como o novo pároco da Paróquia Maria Imaculada, no Parque Novo Oratório, na Região Santo André – Utinga. O religioso presbítero da Ordem dos Frades Menores Conventuais foi empossado durante celebração eucarística presidida pelo bispo da Diocese de Santo André, Dom Pedro Carlos Cipollini.

No agradecimento aos fiéis presentes, que o acolheram com muito amor e carinho, ao bispo diocesano e aos religiosos irmãos da Província São Francisco de Assis, pelo apoio na missão, Frei Rafael demonstrou estar em sintonia com o momento que a Igreja vivencia na etapa diocesana do Sínodo dos Bispos, marcada pelo processo de escuta e diálogo com todos, mesmo com quem não participa das atividades eclesiais. “É importante construir e caminhar juntos”, frisa o frade franciscano, que ainda assumiu como vice-diretor da Instituição Cidade dos Meninos, Convento Maria Imaculada, em Santo André.

“Gratidão no coração. Sou muito devoto de Maria Imaculada, no qual espero confiante nesta aliança com Deus e Maria, nessa nova missão de pastorear bem a comunidade. Quero partilhar essa alegria com todos”, ressalta.

Comunidade de fé também recebe novo vigário

“Me sinto em casa pelo tão pouco tempo que estou aqui, pelo carinho, honestidade e ,principalmente, amor desse povo mariano que tanto acolhe os freis há muitos anos, e aqui hoje acolhe eu e o frei Josemar (Bertes Machado), que é o vigário. A todos minha benção, minhas orações, intercedendo junto com Maria Imaculada, e também que Nosso Senhor Jesus Cristo, o Espírito Santo, juntamente com o Pai, possa nos iluminar nesta caminhada”, pontua Frei Rafael, que nasceu em Barra Bonita, no interior do Estado de São Paulo.

Durante a missa desta quinta, dia em que a Igreja celebrou a memória de Santa Escolástica, Frei Josemar Bertes Machado, OFMConv., que atuou durante os últimos quatro anos como pároco da Paróquia Santa Gemma Galgani, na Região Santo André – Utinga, também tomou posse como vigário paroquial da Paróquia Maria Imaculada.

As virtudes de Santo Antônio e São Francisco de Assis

Dirigindo uma palavra de agradecimento a toda a comunidade pela acolhida ao novo pároco, o bispo Dom Pedro Carlos Cipollini destacou, durante a homilia, que o Frei Rafael é um “religioso bem temperado com as qualidades e virtudes de São Francisco de Assis, pelo amor, humildade e caridade, e Santo Antônio, pela coragem, determinação e espírito fraterno”, ao se referir ao pároco como aquele que deve conduzir o rebanho de ovelhas de Cristo nas ações pastorais, de evangelização e da promoção humana.

“Essa paróquia tem um grande amor por Cristo e por Nossa Senhora e com muita fé e compromisso vai ajudar o Frei Rafael a desenvolver um grande trabalho aqui nesta nova missão”, projeta o bispo.

Povo de Deus acolhe com amor e fraternidade

A celebração reuniu cerca de 250 pessoas, que acolheram o novo pastor, e contou com as presenças dos frades menores conventuais, – entre eles, o Ministro Provincial da Província São Francisco de Assis, Frei José Hugo da Silva Santos, OFMConv -, o coordenador da Região Santo André – Utinga, Pe. Eduardo Antonio Calandro, o secretário episcopal Pe. Camilo Gonçalves de Lima, que auxiliou na posse, membros de pastorais, movimentos, associações e paroquianos da Paróquia Maria Imaculada.

Mesmo nestes tempos de pandemia, o catequista Reinaldo Andrade de Castro, 52 anos, disse que a caminhada de dois anos da Maria Imaculada como paróquia já rendeu bons frutos. Ele agradeceu o frade franciscano, que ficou à frente dos trabalhos pastorais e de evangelização entre dezembro de 2019 e janeiro de 2022, e deu as boas-vindas ao novo pároco. “Frei Carlos foi uma benção para nós e a chegada do Frei Rafael cria uma expectativa muito boa. Estamos animados”, comenta.

Alguns paroquianos da Paróquia São João Batista, Região São Bernardo – Anchieta, também prestigiaram a posse canônica. O casal coordenador do Setor Catequese com Pais e Padrinhos da Região SBC – Anchieta, Marina e Antonio Cortes, disse que foi gratificante aprender e conviver com o Frei Rafael, ao longo de 11 meses que atuou como administrador paroquial da igreja localizada no Riacho Grande e suas sete comunidades e capela nos bairros próximos.

“Estamos muito felizes pelo nosso querido Frei Rafael, por essa posse no dia de hoje (quinta). Com muita alegria e pedindo a proteção de Nossa Senhora sobre ele, com êxito, com garra e com muita perseverança. Que a Mãe de Deus continue abençoando-o, porque no Riacho Grande ele fez um trabalho muito bom e hoje como pároco, nós viemos aqui nesta paróquia linda para prestigiá-lo”, reconhece o casal.

Rito de posse


Após a leitura da nomeação de posse do pároco e do vigário paroquial, Frei Rafael realizou a Profissão de Fé e após o Ato Penitencial, a primeira leitura e o salmo responsorial, recebeu o Evangeliário para proclamar o Evangelho. Logo após a homilia ocorreu a Renovação das Promessas Sacerdotais e a entrega dos símbolos que caracterizam a missão paroquial e evidenciam o serviço do padre junto ao povo que lhe é confiado: as chaves da igreja e do sacrário, a jarra batismal e a estola roxa.

Após esse momento, o novo pároco fez o Juramento de Fidelidade. Em seguida, Dom Pedro declarou oficialmente Frei Rafael como o novo pároco da Paróquia Imaculada, sendo aclamado pelos paroquianos locais. No final da missa, Frei Rafael assinou a ata, que também foi assinada pelo bispo diocesano e demais testemunhas.

Sobre o novo pároco


Frei Rafael Gomes da Silva, OFM Conv. nasceu no dia 24 de novembro de 1983 em Barra Bonita, no interior do estado de São Paulo. Filho do Sr. José da Silva e de Dona Marinês Gomes, Frei Rafael começou sua caminhada na vida religiosa franciscana no ano de 2011, no dia 9 de fevereiro, na Casa São Francisco de Assis (Curitiba-PR), como postulante, onde estudou e fez sua graduação em Filosofia. Logo após os três anos de estudo foi enviado ao noviciado, no Convento São Benedito (Caçapava-SP), onde durante um ano viveu um período de estudos do “franciscanismo” e a vida mais reclusa, professou os seus primeiros votos na Igreja São Benedito, em Caçapava-SP, no dia 5 de fevereiro de 2015.

Após quatro anos de estudo de Teologia no Seminário Maior Senhor do Bonfim, em 2 de fevereiro de 2019, professou os votos perpétuos. Após a sua profissão, Frei Rafael retornou à capital do Paraná, residindo na Casa São Francisco, como Vice-Formador do postulantado.

Em 29 de junho de 2019, ele foi ordenado diácono pelas mãos do Bispo auxiliar da arquidiocese de Curitiba, Dom Amilton Manoel da Silva, CP.E, e no dia 16 de novembro de 2019, ordenado presbítero na Paróquia Santo Antônio, em Barra Bonita (SP), pela imposição das mãos de Dom Luiz Gonzaga Fechio, Bispo da Diocese de Amparo – SP. No dia 21 de novembro de 2020 assumiu como administrador paroquial da Paróquia São João Batista, no Riacho Grande, Região São Bernardo – Anchieta, onde permaneceu até outubro de 2021. No dia 10 de fevereiro de 2022, Frei Rafael assumiu como pároco da Paróquia Maria Imaculada, no Parque Novo Oratório, na Região Santo André – Utinga.

Sobre a paróquia

Fundada no dia 8 de dezembro de 2019, Solenidade da Imaculada Conceição, a Paróquia Maria Imaculada está situada na Rua: Fenícia, 774 – Parque Novo Oratório, em Santo André. As missas são celebradas nos seguintes horários: quinta, às 19h; primeira sexta do mês, às 19h; sábado, às 19h; e domingo, às 7h30, 9h30 e 18h30.

Fonte: Diocese de Santo André 

Crédito das fotos: Pascom Paróquia Maria Imaculada (Região Santo André – Utinga)

DEIXE UM COMENTÁRIO

Deixe seu comentário
Coloque seu nome aqui