“Não foram vocês que me escolheram, mas fui eu que escolhi vocês. Eu os destinei para ir e dar frutos, e para que o fruto de vocês permaneça” (Jo 15,16)
Na certeza de que fomos escolhidas por Deus para dar fruto, nos sentimos chamadas e convidadas, a cada dia, a renovar nosso compromisso, com fidelidade ao projeto que abraçamos.
Com entusiasmo e alegria, no dia 11 de agosto de 2020, celebramos a Solenidade de Santa Clara de Assis. Mulher nobre, que abraçou a dama pobreza e nos ensinou a sermos servas do Senhor, profetizas do nosso tempo. A festa se alargou com a renovação do SIM de Irmã Irlândia Oliveira Almeida e, juntamente com ela, nós irmãs presentes à Celebração Eucarística também renovamos nosso compromisso. Eis-me aqui, Senhor, para fazer tua vontade, para viver do teu amor, na pobreza, castidade e obediência, na Congregação das Irmãs Catequistas Franciscanas.
Após a proclamação do Evangelho, diante de Irmã Hélia Marchezan, representante da Coordenação Provincial, dos Padres concelebrantes, Jeanderson Leite da Silva e Genival Carvalho, das Irmãs Geisa dos Santos, Hélia Marchezan, Silvana Sampaio Gomes; Iria Cristofolini e da jovem vocacionada, Patrícia Pereira da Silva, Irmã Irlândia renovou os votos por um ano, numa atitude de despojamento e simplicidade.
Esta celebração foi acompanhada pelas irmandades, simpatizantes, amigos e familiares, que fizeram o tríduo preparatório.
Antes de finalizar a celebração, a jovem vocacionada Patrícia Pereira da Silva, fez uma homenagem, agradecendo e rezando por Irmã Irlândia. Assim se expressou:
“Caríssima Irmã Irlândia, semente gerada e germinada sob o solo de Ipirá-Ba, filha de Amélia e José, casal simples e humilde, mas que certamente traz consigo grandes valores e princípios que serviram de base na instrução de seus nove filhos. Dentre estes, foste tu, Irmã Irlândia, convidada a ser esposa fiel do Senhor Jesus Cristo. E hoje, aqui te apresentas ornada com vestes franciscanas, na intenção de celebrar e selar mais uma vez este compromisso de total entrega por amor à vida e à missão francisclariana.
Relembra-te dos primeiros passos dados em direção a este ideal. Quantos obstáculos tiveram que ser superados… Será que em algum momento sentistes os pés cansados e pensaste em desistir? Parabéns pela tua perseverança! As experiências vividas alargaram teus horizontes para buscar um modo de vida que te levasse ao encontro do amor que por muitos não é amado, o Cristo que se revela no rosto do povo sofredor, carente da amorosidade de Deus. Sim, foste tu escolhida entre muitas para ajudar Cristo a guiar o seu rebanho e ir à procura das ovelhas perdidas.
Como Santa Clara de Assis, hoje festejada com alegria, que se sentia indigna de receber tamanha graça de seu Senhor, sem perder seu ponto de partida, és eleita, capacitada e instruída todos os dias com os dons do Divino Espírito Santo, para que mantenhas teu olhar fixo no propósito da missão, sendo irmã do povo. Como o sol que ilumina e aquece o dia, a lua e as estrelas que clareiam a noite, és enviada para iluminar e aquecer corações humanos, que se sentem perdidos na escuridão e sem vida. Que nossa querida e admirável mãe terra seja tua inspiração, dando-te toda força e energia necessárias para continuar a missão, correspondendo ao chamado do amor à vida e ao seguimento de Jesus Cristo, pois se até aqui Ele te conduziu, continuará a te conduzir até o fim.
Continue com fé e alegria, não estás sozinha! Jamais perca de vista o teu ponto de partida! Paz e Bem, é o que deseja a tua Irmandade Santíssima Trindade, em sintonia com todas as demais Irmandades que celebram e se alegram contigo neste inestimável dia.”
A festa continuou com um delicioso almoço e uma tarde descontraída. Deus seja louvado no Sim de cada pessoa, que se coloca na presença de Deus para servir e amar.
“Deixou de ser dos seus, para ser do povo”.
Irmãs Geisa dos Santos, Hélia Marchezan e Silvana Sampaio Gomes