Retiro da Família Franciscana em Boa Vista-RR

746

Fratelli Tutti, a Fraternidade e a Amizade social

No dia 14 de novembro vivemos a ALEGRIA de ter o nosso último encontro do ano em Boa Vista, Roraima. Aqui em Boa Vista somos três fraternidades religiosas Franciscana: as Irmãs Catequistas Franciscanas, os Frades Menores e as Irmãs Franciscanas Missionárias da Mãe do Divino Pastor. E uma fraternidade da Ordem Franciscana Secular. Temos mais duas outras fraternidades em nossa diocese: a dos Frades Menores Capuchinhos, em Rorainopolis – 300 Km de Boa Vista e das Irmãs Franciscanas Bernardinas, em Félix Pinto, a 140 Km. As Irmãs Bernardinas e os Capuchinhos se encontraram em outubro em Félix Pinto. O tema dos nossos dois Encontro-Retiro foi comum, preparado carinhosamente pelo Fr. Pedro Brondami, OFMCap, de Rorainópolis.

O lugar que o sub-núcleo-Boa Vista, do Regional da CFFB AM/RR encolheu para este momento foi um sitio, em plena Natureza: Cheio de silencio, tranqüilidade, harmonia, aconchego e espaços para a contemplação e descanso. A oração da manhã abriu nossos corações para o louvor parando nossas atividades e nos nutrindo de Deus.

Ao longo da manhã desfrutamos da Sinopse da Carta Encíclica do Papa Francisco Fratelli Tutti preparada pelo Fr. Pedro Brondani, tendo três questões de fundo:
– Eu me faço irmão/a de todos?
– Eu me faço próximo/a dos pobres?
– O que está impedindo ou facilitando a minha relação com os pobres?

Á luz da Carta Encíclica e da Jornada Mundial dos Pobres, agradecemos ao Carisma Francisclariano por ter um lugar preponderante na agenda da renovação eclesial. E por fazermos parte deste carisma, desta família.

Na Eucaristia celebramos a fidelidade do Senhor sonhando juntos/as, reacendendo o entusiasmo do primeiro amor, deixando-nos ser conduzidos/as por um único Espírito que na diversidade de dons gera a unidade. Escutamos e acolhemos os ecos da Palavra, da reflexão e oração de cada um e uma de nós. Como Família Franciscana sentimos reavivar em nós a nossa missão de sermos verdadeiros/as dialogantes da paz e a agirmos na construção da paz, como mediadores/as autênticos. Recordamos que crescemos em muitos aspetos, mais somos ainda analfabetos/as no acompanhar, cuidar e sustentar os mais frágeis e vulneráveis da nossa sociedade. Dia a dia enfrentamos a opção de ser bons samaritanos/as, deixando de lado toda diferença e na presença do sofrimento, fazer-nos vizinhos/as, produzir-nos novas reações como acolher, proteger, promover e integrar, promovendo trabalho e dignidade. Tudo isto pressupõe estima e respeito, busca e consenso e abre caminhos, construindo pontes.

Continuamos celebrando a Fratelli Tutti na mesa compartilhada do almoço e nas brincadeiras, diálogos e sorrisos. Comprometidos/as na construção da Fraternidade e a Amizade Social, seguimos caminhando e cantando Laudato Si com a Evangelii Gaudium em nossa Casa Comum, nesta Querida Amazônia.

Por Ir. Sofia Quintans, FMMDP

Fonte: Custódia Franciscana São Benedito da Amazônia

DEIXE UM COMENTÁRIO

Deixe seu comentário
Coloque seu nome aqui