“Rezem por nossa missão em Pato Branco”, pede Frei Evandro Balestrin

1136

O novo pároco da Paróquia São Pedro Apóstolo de Pato Branco, PR, Frei Evandro Balestrin, tomou posse neste domingo, 20 de fevereiro, junto com a nova Fraternidade Franciscana, formada por Frei Gabriel Vargas Dias Alves, guardião e vigário paroquial; Frei Antônio Mazzucco, vigário da casa e vigário paroquial; Frei Neuri Francisco Reinisch, vigário paroquial e animador da Frente da Comunicação; Frei Osvaldo Lino Luiz, vigário paroquial; Frei Jonas Ribeiro da Silva, que está a serviço da evangelização; e Marcelo Tadeu da Silva Cardoso, fazendo o Ano Missionário.

A Missa foi presidida pelo bispo diocesano de Palmas e Francisco Beltrão, Dom Edgar Ertl, e concelebrada pelos Frades da Fraternidade e por Frei Olivo Marafon, da Fraternidade de Chopinzinho. A igreja lotou para ver esse momento especial na vida paroquial e franciscana.

Natural de Água Doce, SC, Frei Evandro nasceu no dia 7 de novembro de 1975. Vestiu o hábito franciscano no dia 11 de janeiro de 1996 e fez a Profissão Solene no dia 2 de agosto de 202. Foi ordenado presbítero no dia 17 de dezembro de 2005. Frei Evandro foi transferido da Paróquia Santo Estêvão, em Ituporanga, para Pato Branco.

Na saudação inicial, o celebrante agradeceu o pároco anterior, Frei Alex Ciarnoscki, e lembrou que os franciscanos têm o curso de Teologia em Petrópolis, que vive uma das maiores tragédias por causa das chuvas.

O rito de posse começou com a leitura da Provisão, documento de nomeação, e Frei Evandro fez a Profissão de Fé. O bispo também entregou o Evangelho para o novo pároco, uma vez que é o seu dever anunciar a Palavra de Deus a todos às pessoas sem distinção.

Na sua homilia, citou que na leitura da provisão há três verbos canônicos que são importantes para este momento. “O primeiro é um pedido para que a Igreja ensine o Evangelho. Esta é primeira missão do pároco. Ele é o primeiro mensageiro da Palavra de Deus. Esse verbo significa catequisar”, explicou.

“O segundo verbo é administrar os sacramentos. A gente não improvisa os sacramentos, mas tem que haver um tempo necessário para prepará-los. Dediquem um tempo para formação, para preparar bem a todos”, acrescentou.

“Terceiro verbo é o governar. Eu desmembrei em dois: coordenar e ensinar a comunidade como pastor. Então, que o sr., juntamente com todas as pessoas, tudo aquilo que existe de vida aqui, centenas de lideranças, centenas de serviços de evangelizadores – talvez seja a Paróquia que mais volume tenha de atividades na Diocese -, que o sr. seja um excelente animador. Anima vem de alma. Seja animador da vida espiritual, da vida evangélica, da alegria. E coordenar é um verbo de muita importância, porque ajuda muito nas atividades. Ele nos descentraliza. Ele coloca as pessoas no centro, o serviço no centro, o Evangelho no centro, a mensagem de Jesus Cristo. Que o sr. seja um excelente coordenador”, desejou.

Depois da homilia, Frei Evandro fez a Renovação das promessas sacerdotais e o Juramento de Fidelidade, segundo a fórmula aprovada pela Santa Sé. Frei Evandro convidou o guardião Frei Gabriel para segurar o Evangelho e todos os frades desta Fraternidade para ficar do seu lado. “Claro é minha responsabilidade como pároco, mas quero que vocês me ajudem a formar uma fraternidade evangelizadora”, pediu o novo pároco.

Depois da comunhão, Frei Evandro leu o Termo de Posse e o assinou, assim como todos os seus confrades de Pato Branco e alguns representantes da Paróquia.

O casal coordenador do Conselho Paroquial, Paulo Farina e sua esposa Daiane, e o casal coordenador do Conselho Administrativo, Leila Zanini e seu esposo Andrei, a fazer uma saudação aos freis em nome da Comunidade Paroquial.

“Que vocês sejam sinal de Deus inseridos nesta Paróquia. Nossos corações estão abertos para ouvi-los e segui-los”, disse o primeiro casal.

Todos sabemos que as mudanças nos trazem medos. Mas em nome de toda a comunidade de fé e de paz, queremos dizer que a nossa comunidade é de vocês. Nossas casas são suas. Contem sempre conosco. Que se sintam acolhidos por nós. Sejam muito bem-vindos em nossas vidas!”, saudou o segundo casal.

Frei Evandro agradeceu o bispo por sua presença. “Agradeço de coração a esta Diocese onde fui ordenado diácono”, disse. “Em nome da Província, agradeço ao Ministro Provincial Frei Paulo Roberto Pereira e o nosso guardião Frei Gabriel. Estamos aqui a serviço desta Igreja.

Uma frase que eu levo para minha vida é a do bispo emérito Dom José Balestrieri: ‘Eu prefiro errar juntos do que acertar sozinho’”, disse agradecendo também a sua família, “berço de sua vocação”. “Rezem por nós, rezem por nossa missão em Pato Branco”, completou.

“Vamos fazer uma experiência de amor e perdão. Vamos nos esforçar, irmãos”, pediu o bispo antes da bênção final.

Fonte: Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil

DEIXE UM COMENTÁRIO

Deixe seu comentário
Coloque seu nome aqui