Seguindo os passos de Frei Bruno

432

Na manhã do dia 3, sábado, a comunidade rodeense se reuniu antes do nascer do sol, às 6h, e embaixo de uma leve chuva para participar da caminhada de Frei Bruno, com destino à Comunidade do Bairro Diamante, a uma distância de aproximadamente 9 km.

Além da participação ativa dos devotos de Frei Bruno na caminhada, o próprio guarda-chuva que o servo de Deus usou em suas peregrinações acompanhou o povo pelos morros de Rodeio (SC).

Durante as paradas, os peregrinos meditaram sobre a graça da perseverança. O relevo do município, com os morros e as subidas íngremes, lembrou as dificuldades que cada um enfrenta na sua história pessoal. Nesse sentido, o testemunho dos confrades e das religiosas catequistas franciscanas é sinal de perseverança na caminhada.

A caminhada seguiu, morro abaixo, até a chegada na comunidade do Diamante e diante do oratório do Frei Bruno Linden, rendeu-se graças a Deus pela vocação dos jubilandos e pela vida e exemplo de Frei Bruno, missionário marcado por estar sempre com seu guarda-chuva, andando pelas comunidades.

Frei Gabriel Dellandrea conduziu a reflexão sobre os guarda-chuvas. Segundo o Frade, os guarda-chuvas eram um sinal visível de amparo, do cuidado de Deus com cada um. Nos dias mais claros, protege do sol e nos dias de chuva, impede que se fique encharcado. No cotidiano, também acontecem dias assim e, nesses dias, é preciso lembrar da presença de Deus que nos ampara.

E com um gesto muito simbólico, todos colocaram, o seu guarda-chuva sobre o de Frei Bruno, pedindo a sua intercessão para seguir a caminhada da vida sob a proteção divina.


Frei Gilberto Silveira da Costa Junior, OFM

Fontes: Província Franciscana

DEIXE UM COMENTÁRIO

Deixe seu comentário
Coloque seu nome aqui