Semana de Filosofia Vozes promove cinco debates sobre a arte de viver a vida

589

Encontros abordam temas da filosofia contemporânea, com os principais autores da área

Cinco palestras para refletir sobre a arte de viver a vida e seus desafios, principalmente, no momento adverso que a sociedade se encontra. Essa é a proposta da Semana de Filosofia Vozes, que será realizada entre os dias 23 e 27 de novembro, sempre às 18h, no canal da Editora Vozes no YouTube.

Entre os convidados, uma reunião dos principais autores do catálogo: Luís Mauro Sá Martino e Ângela Salgueiro Marques, Viviane Mosé, Clóvis de Barros Filho e Mario Sergio Cortella, que encerrará o evento. O pensamento de Byung-Chul Han será apresentado pelo tradutor e filósofo Lucas Machado.

Desde a década de 90, a Editora faz grandes apostas no catálogo de Filosofia Contemporânea. O pioneiro foi o livro A águia e a galinha, de Leonardo Boff, que incentiva os leitores a crescerem humanamente. Outro grande marco na história das publicações da área foi Qual é a tua obra?, do professor Cortella, que, por anos, figurou nas principais listas de mais vendidos pelo país.

As atualizações no catálogo fizeram-se necessárias ao longo dos anos e novos nomes surgiram, e firmaram-se, no mercado nacional e internacional, todos com o objetivo de pensar a filosofia hoje, provocando reflexões instigantes e fomentando o entusiasmo e conhecimento na busca da identidade e entendimento da sociedade. Nasceu daí a proposta da Semana de Filosofia Vozes, que juntou os seis palestrantes com o mesmo propósito: levar ao público conteúdo gratuito, de qualidade e que provoque e possibilite essa reflexão.

Sá Martino e Ângela, recém lançados no universo da filosofia, abordarão o tema da convivência em sua fala, com o título “No caos da convivência: a filosofia e a arte de viver com os outros”, homônimo ao último lançamento de ambos pela Vozes.

No segundo dia, Viviane Mosé trará Nietzsche para a conversa. Em “Nietzsche e as grandes questões da atualidade”, Mosé trará os seus pensamentos e os do filósofo – que mesmo depois de mais de 100 anos de sua morte, mantém-se tão atual.

A principal obra de Byung-Chul Han publicada pela Editora será contemplada no terceiro encontro. Para apresentar o tema “A sociedade do cansaço em Byung-Chul Han”, o convidado é o filósofo e tradutor Lucas Machado, que apresentará as principais ideias do filósofo sul-coreano aplicadas à atualidade.

Completando dez anos de sua primeira publicação, a obra A vida que vale a pena ser vivida, de Clóvis de Barros Filho e Arthur Meucci, ganha uma nova edição. Para celebrar o marco, Clóvis participará do bate-papo com o mesmo tema.

O encerramento ficará por conta de Mario Sergio Cortella, que lança mais uma obra pela Editora Vozes. Em Sabedorias para partilhar, o autor convida o leitor para uma reflexão filosófica a respeito das multiplicidades da vida. Essa também é a proposta do encontro “A vida para além de si mesma: ninguém é insubstituível?”, que termina a semana com uma importante provocação.

Serviço:
Semana de Filosofia Vozes

Seis palestrantes, cinco temas sobre a arte de viver a vida e horas de conhecimento e reflexão.
De 23 a 27 de novembro
Sempre às 18h
Ao vivo em no Canal da Editora Vozes no YouTube.

23 de novembro
“No caos da convivência: a filosofia e a arte de viver com os outros”
Com os autores Ângela Salgueiro Marques e Luís Mauro Sá Martino

24 de novembro
“Nietzsche e as grandes questões da atualidade”
Com a autora Viviane Mosé

25 de novembro
“A sociedade do cansaço em Byung-Chul Han”
Com o filósofo Lucas Machado

26 de novembro
“A Vida que Vale a Pena Ser Vivida”
Com o autor Clóvis de Barros Filho

27 de novembro
“A vida para além de si mesma: ninguém é insubstituível?”
Com o autor Mario Sergio Cortella

Fonte: Província Franciscana da Imaculada Conceição

DEIXE UM COMENTÁRIO

Deixe seu comentário
Coloque seu nome aqui