Simpatizantes refletem o Carisma da Irmã Catequista Franciscana

419

Simpatizantes refletem o Carisma da Irmã Catequista Franciscana!

“Carisma é algo que nos identifica,

é uma habilidade de conseguir encantar, fascinar o outro, a outra,

através da forma de ser, viver e agir”. 

 

Simpatizantes da “Província Amábile Avosani”, (PAMA), se encontraram online, para conversar, rezar e aprofundar a Espiritualidade e a Identidade do Ser Simpatizante do Carisma da Irmã Catequista Franciscana. Participamos 24 pessoas, entre irmãs e simpatizantes. O grupo de Ariquemes nos possibilitou rezar com Amábile Avosani. Irmã Emília Altini nos brindou com sua reflexão: Iniciou dizendo da etimologia da palavra CARISMA que, em do grego significa “graça” ou “favor”. E continuou:

“Carisma é algo que nos identifica, é uma habilidade de conseguir encantar, fascinar o outro, a outra, através da forma de ser, viver e agir.

Carisma é graça e manifestação do espírito às pessoas escolhidas, para juntos e juntas refletir sobre o mundo criado por Deus, viver como irmãos e irmãs, em missão/evangelização.

Quando o Espírito soprou e nos fez nascer em Rodeio-SC-Brasil, por meio das três jovens, Amábile, Maria e Liduína, elas diziam:os nossos pés trazem sonhos e apreensões. E os nossos passos se apressam rumo à Fonte de água pura e abundante’.

A Congregação da Irmã Catequista Franciscana, nasceu em 1913, para dar uma resposta ao apelo de Deus, manifestado numa necessidade da época-Educação e Catequese. Colocar-se a serviço do Reino, na necessidade básica do povo. “Aí nasce a Irmã Catequista Franciscana”! Chamadas “Irmãs do Povo”.

Nesta manifestação de Deus de Servir a Igreja-Povo de Deus, no exercício da Educação e Catequese, a Irmã Catequista Franciscana se insere convicta e encanta tantas outras seguidoras a partir do seguimento de Jesus Cristo,  do jeito de Francisco e Clara de Assis. Temos por origem viver em pequenas fraternidades, inseridas no meio do povo, simples e pobre, assumindo com eles, suas angústias, buscas e esperanças 

Pelo Carisma somos convocadas a “recomeçar sempre”, porque é o testemunho dos pobres que nos animam a viver com maior radicalidade as características de nossa origem: Simplicidade, alegria, disponibilidade, acolhimento e serviço.

Em comunhão com a Igreja, hoje uma Igreja Sinodal, somos interpeladas a renovar nossa forma, maneira de melhor responder as exigências do momento atual, responder aos novos desafios da Evangelização nas áreas onde atuamos e estar com os ouvidos atentos aos apelos que nos vem de outras áreas missionárias.

Onde estamos: Na América Latina, estamos no Brasil, Peru, Bolívia, Chile, Argentina, Guatemala, República Dominicana e  na África- Angola.

Onde atuamos: Aqui, atuamos junto as CEBs, aos povos indígenas, ribeirinhos, seringueiros, junto a grupo de mulheres, nas fronteiras, migrantes, educação, outros…

Como atuamos: na convivência, na escuta, no diálogo, na formação, na defesa da vida frente a tanta violência e exploração sexual, junto  a usuários de droga, desempregados…

E você amigo/a de Clara e Francisco de Assis, simpatizante desse carisma, é convidado, convidada a dar passos, ouvir os clamores e com fidelidade, corresponsabilidade, ir fazendo caminhos e colocar-se a serviço de uma Igreja em saída, aberta, acolhedora e participativa, onde o Carisma do servir, do se dispor, vai trilhando o Viver e o Ser do Carisma da Irmã Catequista Franciscana, tornando-o mais vivo, encarnado e divulgado na sociedade, na família e na Igreja.

Temos um compromisso com a Igreja e com os povos da Amazônia, da Pan Amazônia. Somar aos apelos do Papa Francisco que no documento da Querida Amazônia nos motiva a ir dando passos, nos sensibilizar frente aos apelos e gritos a partir dos quatro grandes sonhos (Social, Cultural, Ecológico e Eclesial).

Com confiança e alegria estamos avançando juntas e juntos, com rosto da diversidade cultural, da itinerância, espírito profético, iluminados e iluminadas pela palavra de Deus e pela chama do Carisma, o elo que nos move.

Encerrando-Seguir os ensinamentos de Jesus Cristo nos passos de Francisco e Clara de Assis, ainda hoje nos fascina, que é viver para o pobre, com o pobre e como o pobre.

Ser simpatizante francisclariano do jeito do Carisma da Irmã Catequista Franciscana é estar a favor do povo de Deus e da construção do seu Reino, sonhar com outras formas de convivência, na busca de uma comunidade humana verdadeiramente fraternal, justa, igualitária e profética.”

Muito bem Irmã Emília, obrigada por tanta vida vivida, partilhada na gratuidade e intensidade. Tivemos a oportunidade conhecer um pouco mais a Congregação, cantar o Hino, e acompanhar a projeção do canto, Sandálias Caminhantes Vão. Os articuladores/as se comprometeram de aprofundar o tema com os que não puderam participar. Na região onde atuamos, temos cinco grupos, cada grupo fazendo sua história e vivendo o Carisma desde sua realidade.

Fonte: CICAF

DEIXE UM COMENTÁRIO

Deixe seu comentário
Coloque seu nome aqui