Três frades representam a Província na JMJ

161

A Província Franciscana da Imaculada Conceição estará representada na Jornada Mundial da Juventude (JMJ), de 1º a 6 de agosto, por Frei Florival Mariano de Toledo, Frei Leandro Costa Santos e Frei Santana Sebastião Cafunda, que também representará a Fundação Imaculada Mãe de Deus de Angola. Eles se juntarão a milhares de jovens do mundo inteiro na capital Lisboa, em Portugal.

Acesse:

https://www.instagram.com/provinciafranciscana/

“Participar da Jornada é uma coisa linda e quando se tem consciência disso, você fica animado para participar. Preparem-se para este momento entusiasmante, ponham lá a vossa esperança, porque se cresce muito numa Jornada como esta. Não nos damos conta, mas as coisas ficam dentro de nós, os valores ficam, as relações construídas com os jovens de outros países, os encontros, tudo fica dentro de nós e sobretudo ver a força juvenil, a Igreja tem a força dos jovens”, incentivou recentemente o Papa Francisco os jovens para participarem desta JMJ.

A Jornada Mundial da Juventude é um evento organizado pela Igreja Católica que reúne jovens de todo o mundo para celebrar sua fé e discutir questões relevantes para a juventude. O evento ocorre a cada dois ou três anos em diferentes cidades ao redor do mundo.

É nesse clima que os três jovens frades se preparam para viver um dos momentos mais belos da Igreja, ainda mais com a presença do Papa Francisco, que confirmou a presença depois de se recuperar da cirurgia que fez no começo de junho. Frei Leandro, que reside na Fraternidade do Santuário Frei Galvão, em Guaratinguetá (SP),  Frei Florival, que reside na Fraternidade Bom Jesus dos Perdões, em  Curitiba (PR) farão parte do Movimento Laudato Si’. Este movimento é um grupo formado por leigos e religiosos franciscanos. Sua responsabilidade é inspirar e mobilizar a comunidade católica para cuidar da nossa casa comum e alcançar a justiça climática e ecológica, em colaboração com todas as pessoas de boa vontade. Sua atuação consiste em responder com aquilo que a tradição da Doutrina Social da Igreja entende e pretende. Conheça mais no site: laudatosimovement.org

Os dois frades viajam no dia 23 de julho, e estarão nas catequeses em diversos idiomas, participarão de uma marcha franciscana, um concerto franciscano e uma aldeia Ecológica, sempre promovendo os valores das encíclicas Laudato Si’ e Fratelli Tutti.

“Nós, frades e leigos, estaremos responsáveis por motivar os jovens para os valores das Encíclicas Laudato Si’ e Fratelli tutti. Esses são os documentos do Papa Francisco que dizem muito sobre nossa missão no mundo e que nos dias 1º a 6 de agosto serão o pano de fundo de nossa mensagem. Faremos parte de um concerto franciscano. Estou ansioso por esse momento!”, conta Frei Leandro, que é músico, assim como Frei Florival.

“O Movimento Laudato Si’ está na programação única da Jornada. A minha expectativa é a maior por estar entre os franciscanos numa Jornada onde poderemos contribuir com aquilo que a gente conhece, sabe e que é um desafio também”, disse Frei Florival, lembrando que mais de 30 mil voluntários participarão da Jornada. “Eu não conheço a capital Lisboa, em Portugal, mas conheço um pouco a Jornada Mundial, porque uma vez participei quando fui convidado para animar os eventos e celebrações da JMJ 2013, no Largo da Carioca, onde se concentraram os franciscanos”, acrescenta o frade.

“Sendo a JMJ uma peregrinação, espero ser transformado por inteiro. Uma peregrinação forja em nós um novo jeito de ser e de pensar, e é isso que desejo. O contato com as pessoas de vários cantos do mundo, os jovens e em especial os frades, serão grandes e válidas provocações. Sem dizer a possibilidade de ver o Papa Francisco e escutar um pouco mais próximo suas palavras que nos incendeiam. E estou aberto àquilo que Deus reservou e que não está no meu ‘planejamento’”, espera Frei Leandro.

“Quando eu estava em Vila Velha (ES), eu participei da Pré-Jornada, que era uma preparação para receber os que se inscreviam na Jornada. Preparar os jovens no local. E é um trabalho de evangelização infindável”, observa Frei Florival. “Quando João Paulo II teve inspiração de reunir a juventude, de fazer algo em nível mundial, acho que ele nem imaginava o alcance que chegaria esse evento”, avalia o frade. “Então, significa um momento de mudança, de transformação, de conhecimento, de troca de experiências, de encher a alma de esperança, porque tanta gente, de tantos lugares estão vendo a mesma coisa. O que é bonito nisso tudo é que tem uma direção onde todos vão beber da mesma fonte. Cada um vai dando sua resposta dentro de sua cultura, do seu aprendizado”, completou Frei Florival.

Frei Santana Sebastião seguirá de Luanda para Lisboa, onde vai representar todos os frades da Fundação Imaculada Mãe de Deus de Angola.

Fonte: franciscanos.org.br

DEIXE UM COMENTÁRIO

Deixe seu comentário
Coloque seu nome aqui