Veja como foi a Jornada Franciscana 2020 na CFFB SP

829

A Jornada Franciscana em nosso Regional foi um encontro familiar. A Família que se reúne e une com o mesmo objetivo – partilhar, celebrar, refletir sobre as possibilidades de um novo olhar, um novo agir. O nosso abraçarmo-nos irmanados com toda a Casa Comum e com o Criador, como tanto falamos e cantamos neste dia: “Tudo está interligado“.

E nesta Alegria de encontros com irmãs e irmãos, a criação, com a Mãe Terra, amor e sustentação, com uma festa, num novo caminhar, sob a intercessão de Francisco e Clara de Assis sob a luz de Jesus de Nazaré a Jornada da revolução francisclariana para uma Fraternidade de saída.

Tudo é graça! – Nossa Jornada foi muito bonita, rica e com muitas bênçãos de Deus sob o olhar de Francisco e Clara.

Gratidão pela celebração, pelas apresentações e pela dedicação fraterna, pois a realização de nossa Jornada Franciscana 2020 só foi possível devido ao empenho dos irmãos e irmãs da Diretoria e toda a Família Franciscana do Brasil – Regional São Paulo e de todos que participaram neste dia e acreditaram na possibilidade deste encontro  mesmo nas circunstâncias atuais de distanciamento  pois a medida  foi  o amor  que todos colocaram e que sem dúvida foi pela intercessão de Francisco e Clara sob o olhar e presença de Jesus e, animados e alegres irmãs  e  irmãos e continuaram  celebrando em suas casas, suas famílias, suas fraternidades através do roteiro disponibilizado a todos com título: Celebrando em nossa Vida.  Por tudo Deus seja louvado.

PAZ E BEM!

Regional CFFB São Paulo

 


Arquivos e Imagens

Homilia


Todos os anos, a Família Franciscana do Regional São Paulo realiza uma grande jornada às vésperas da Festa de São Francisco, a fim de os irmãos se encontrarem, rezarem juntos, partilharem a vida e aprofundarem a espiritualidade. Esta é a Jornada Franciscana, que sempre reúne centenas de irmãs e irmãos, acontecendo sempre na cidade de São Paulo, para facilitar as locomoções.

Neste ano, em meio às limitações e cuidados necessários para nos encontrarmos, realizamos a Jornada Franciscana em outras modalidades. Com muitas reuniões de preparação e muitos esforços, a Jornada aconteceu no domingo 27 de setembro em três momentos:

No dia 27, pela manhã, celebramos a Eucaristia na Paróquia dos capuchinhos Imaculada Conceição, presidida pelo ministro provincial capuchinho, frei Arcanjo Soares, e concelebrada pelo ministro provincial dos conventuais, frei Aloísio de Oliveira, o qual proferiu a homilia, bem como pelos freis Gustavo Medella e Mário Tagliari, representando os frades franciscanos. A celebração contou também com alguns outros representantes de vários ramos franciscanos, tanto leigos como religiosos, e da equipe coordenadora da CFFB regional São Paulo. Como não seria possível a participação presencial ampliada, a celebração foi bem acompanhada pelos irmãos via redes sociais.

O segundo momento da Jornada foi uma live no período da tarde deste mesmo dia, sobre a Laudato Si’ e seus frutos”, dentro deste ano 2020-21 dedicado à Laudato Si’. Foi um diálogo on-line sobre a Laudato Si’ (Igor Bastos, do Movimento Católico Global pelo Clima), o Sínodo para a Amazônia (Doris Almeida, OFS, REPAM Xingu), a Economia de Francisco (Gabriela Consolaro, Jufra, Articulação Nacional pela Economia de Francisco e Clara) e o Pacto Global pela Educação (frei José A. Cruz, OFM, USF). Um momento muito rico de partilhas e aprofundamento, com a participação on-line (ao vivo) de centenas de pessoas. Nesta live, a oração inicial (Cântico das criaturas) e a final (Oração cristã com a criação) foram recitadas ou cantadas, com criatividade, por diversos grupos franciscanos de diferentes localidades do estado de São Paulo, que enviaram a gravação destas participações… inclusive com a gravação da bênção pelas irmãs clarissas, contando, assim, com um envolvimento de muitos irmãos nesta Jornada.

E, por fim, em um terceiro momento, a cada família ou fraternidade foi proposto um roteiro orante e reflexivo para “celebrar a Laudato Si’ em nossas vidas”, no momento que cada um pudesse reunir seu grupo mais próximo. Um modo de não estarmos só conectados virtualmente, mas vivenciarmos com as pessoas próximas os valores e a proposta de iniciativas e ações que a mesma Laudato Si’ nos desperta a ter.

Frei Marcelo Toyansk Guimarães, OFMCap
Articulador de JPIC na CFFB SP

 

DEIXE UM COMENTÁRIO

Deixe seu comentário
Coloque seu nome aqui