VI Semana da Infância Micro e Mini Franciscanos da JUFRA do Brasil

0
23

Irmãos e irmãs, toda paz e todo bem!

De 03 a 13 de maio deste ano realizaremos VI Semana da Infância Micro e Mini Franciscanos da JUFRA do Brasil! E esse ano, após uma discussão com a maioria dos secretários regionais de IMMF foi decidido falar sobre família.

Aparentemente, um assunto simples, fácil de ser conduzido para as crianças. Entretanto, é oportuno observar as diversas constituições de família atualmente existentes bem como estimular o diálogo familiar.

A família deixou de ser o centro reprodutivo e tornou-se espaço de afeto e amor, surgindo novas e várias representações sociais para ela. As relações familiares são dadas a partir da dignidade de cada indivíduo, as pessoas passaram a viver em uma sociedade mais tolerante e com mais liberdade, buscando serem felizes sem se sentirem premiadas a ficarem inseridas em estruturas preestabelecidas e engessadoras.

Dessa forma, criamos um encontro reflexivo e algumas oficinas com sugestões de atividades diversas para envolver nossos mini-franciscanos na discussão do tema para compreenderem que os modelos de famílias podem ser diferentes, mas o amor é igual em todas. Não importa se um só tem mãe, se o outro mora com a avó ou com o tio, ou somente com pai, ou ainda pai, mãe e irmãos, o essencial que cada família possua DEUS no centro de suas vidas. É importante ressaltar que o irmão Jefferson Eduardo dos Santos Machado – Formador da OFS Nossa Senhora Aparecida no Rio de Janeiro – aceitou prontamente o convite para elaboração do encontro reflexivo e mostrou-se muito grato em contribuir com esse material.

O Agradecimento se estende ainda as irmãs Lidia Natasha– Seretária Regional de IMMF A4 – e a irmã Maria Joaquina – Secretaria Regional de IMMF A1 – que elaboraram as sugestões de atividades complementares.

Gratidão pelo amor aos mini-franciscanos!

E com a finalidade de ampliar a apresentação do tema, seguem ainda diversas propostas de atividades complementares e um encarte com sugestões de dinâmica para que a fraternidade de JUFRA local possam fazer com os pais das crianças. Para acessar o material: clique aqui.

Afinal, não dá para falar de família sem tê-la por presente junto da família franciscana – uma excelente oportunidade inclusive de vocação para OFS ao trazer esses pais para próximo da família franciscana.

Registrem os encontros, as atividades, o teatro e tudo mais que realizarem com nossos minifranciscanos e suas famílias com fotos e vídeos e usem as #semananacionaldeIMMF2019 #jufradobrasil.

As fraternidades que ainda não tem IMMF podem usar esse material para dar os primeiros passos.

Fonte: Juventude Franciscana do Brasil

 

DEIXE UM COMENTÁRIO

Deixe seu comentário
Coloque seu nome aqui