XIV Jornada Franciscana Nacional de Direitos Humanos: “Migração e Direitos Humanos”

206

Cartilha compactada

Recursos 

É com grande alegria e entusiasmo que apresentamos este material para a nossa XIV Jornada Franciscana Nacional de Direitos Humanos. O tema dessa Jornada, “Migração e Direitos Humanos”, nasceu em nossos corações a partir de uma reflexão sobre as diretrizes definidas no último CONJUFRA. As diretrizes nos apontam o verbo ACOLHER e a mística do Presépio de Greccio para este ano de 2023. Além disso nos sugerem um aprofundamento sobre as encíclicas do Papa Francisco.

O magistério social do Papa Francisco tem dado muita ênfase em denunciar a crise migratória que vivemos e a falta de dignidade com os nossos irmãos e irmãs migrantes e refugiados, sobretudo nas fronteiras. Nesse sentido, convidamos nossas fraternidades e a todas as pessoas de boa vontade a mergulharem nessa realidade desafiadora: acolhendo, protegendo, promovendo e integrando.

Este material busca refletir e apresentar o trabalho de algumas organizações que trabalham com migrantes e refugiados, vindos de outros países. Mas nós decidimos ir além, tratando também sobre uma realidade muito presente na formação do nosso país: o êxodo rural. Até hoje são muitas as pessoas, sobretudo jovens, que migram do campo para a cidade, em busca de melhores condições de vida.

São Francisco, o homem todo evangelho, quis vivenciar concretamente a difícil situação do menino migrante de Nazaré que nasceu longe e distante de sua casa, em Belém, num local insalubre “pois não havia lugar para eles dentro da casa” (Lc 2, 7). Que possamos nesse tempo favorável refletir e fazer de nossas fraternidades uma nova Belém, uma nova Greccio, acolhendo o verbo encarnado nas fragilidades dos nossos irmãos e irmãs migrantes e refugiados. Que possamos ser construtores e construtoras de pontes que conduzem para a Civilização do Amor!

Fonte: JUFRABrasil.org

DEIXE UM COMENTÁRIO

Deixe seu comentário
Coloque seu nome aqui