45ª Romaria da Terra e das Águas – Bom Jesus da Lapa/BA

103

 

CARTA CONVOCATÓRIA 

 CONVOCATÓRIA: 45ª ROMARIA DA TERRA E DAS ÁGUAS

Queridos Romeiros e Romeiras da Terra e das Águas, povos que estão na caminhada das Dioceses e movimentos populares, da reza e da luta! Que as bênçãos do Bom Jesus, que ouve e sente nossos clamores, acalente nossos corações e nos comprometa a lutar juntos!

Convidamos você a participar da 45ª Romaria da Terra e das Águas, que este ano está sendo preparada para acontecer presencialmente, nos dias de 01 a 03 de julho de 2022, com o tema Ouvir e caminhar juntos: somos povos da terra e das águas! E com o lema “Jesus se aproximou e começou a caminhar com eles”. Lc 24, 15b

O avanço da vacinação nos fortalece de esperança, e a possibilidade do retorno presencial da Romaria da Terra e das Águas nos enche de alegria, mas também de responsabilidade. Devemos continuar a seguir todas as normas de segurança e orientações da OMS – Organização Mundial da Saúde enquanto responsabilidade social que nos cabe no cuidado da vida. Ao longo da história as vacinas controlaram epidemias e pandemias, configurando-se como uma conquista do povo no acesso à saúde pública. Ser vacinado(a) é um compromisso individual e um pacto coletivo, uma escolha necessária para viver em sociedade!

2022 é um ano especial para nossa Romaria, que completa 45 anos, e somos todos convidados pelo Papa Francisco a ser uma Igreja sinodal: comunhão, participação e missão. A igreja se coloca em processo de escuta do povo de Deus, por isso devemos fazer ressoar mais fortemente na caminhada da nossa igreja os elementos da nossa realidade, a nossa luta e a nossa fé libertadora. Nessa jornada, faz-se necessário o anúncio da Boa Nova do evangelho e a denúncia dos projetos de morte e da destruição da Casa Comum, rumo à construção da sociedade do Bem Viver.

Neste ano também, a Campanha da Fraternidade nos convida a promover diálogos a partir da realidade educativa do Brasil, à luz da fé cristã, propondo caminhos em favor do humanismo integral e solidário. Devemos reivindicar o acesso a uma educação comprometida com novas formas de economia, de política e de progresso verdadeiramente a serviço das diferentes formas de vida.

Como afirmação do nosso compromisso em caminharmos juntos/as, escolhemos a Sandália como o símbolo da 45ª Romaria da Terra e das Águas e convidamos cada romeiro e romeira a usarem sua criatividade e trazer uma réplica de uma sandália artesanal para troca na grande plenária.

Diante da realidade de fome que vivencia boa parte da nossa população, estamos propondo como gesto concreto dos romeiros e romeiras da 45ª RTA, a doação de 1kg de alimento não perecível na Missa de Abertura, a serem doados às famílias em situação de vulnerabilidade econômica na região de Bom Jesus da Lapa. Lembramos que somos nós, romeiros e romeiras, que sustentamos nossa romaria, por isso pedimos que se comprometam com a taxa de inscrição no valor de R$3,00, a ser entregue na recepção no momento da inscrição e contribuam com os ofertórios das missas. É esse nosso espírito de solidariedade que faz a nossa Romaria acontecer e que nos fortalece no compromisso de caminhar juntos!

Alegres e desejosos(as) pelo nosso reencontro na 45ª Romaria, sob as bênçãos do Bom Jesus e da Mãe da Soledade!

Fonte: Cebs do Brasil

DEIXE UM COMENTÁRIO

Deixe seu comentário
Coloque seu nome aqui