Horizontes e Prioridades

Download

HORIZONTES

“Que todos sejam um” Jo 17, 21

Nós, enquanto Conferência da Família Franciscana do Brasil, queremos caminhar como Irmãs e Irmãos em espírito sinodal. Em fidelidade às nossas origens assumimos o legado de nossos pais Francisco e Clara de Assis que nos confirmaram neste modo de vida todos somos irmãs e irmãos (RNB6,3). Acolhendo-nos na gratuidade, como dons do Senhor, e escutando-nos com respeito e atenção, buscamos testemunhar e irradiar nossa vocação de Irmãs e Irmãos menores a partir nosso jeito de viver e conviver, de nos organizar e animar, com efetiva participação na sinodalidade da Igreja e com nosso engajamento no cuidado da casa comum, na construção de relações solidárias e inclusivas de forma intergeracional, aos desafios da interculturalidade, aos clamores dos pobres e excluídos.

Ao apreciar e valorizar os carismas específicos dentro da grande Família Francisclariana, queremos, superar a tentação da autorreferencialidade e da mera busca por sobrevivência para somar forças, fortalecer sonhos, projetos e partilhas que expressam nossa comunhão com a Igreja e nossa profecia de esperança no mundo. Juntos somos mais, o sonho partilhado tem mais chance de ser sinal do Reino de Deus.

 

PRIORIDADES E LINHAS DE AÇÃO

ESPÍRITO DE PERTENÇA

1. Ser uma Família Francisclariana, acolhedora, alegre, fraterna e organizada.

– Repensar a forma de animação e organização da CFFB em nível Regional e Local (núcleos);
– Dar atenção especial à OFS e à JUFRA.

2. Fortalecer nossa identidade Francisclariana, à luz das origens, integrando as diferenças, a partir da formação e reflexão sobre nosso pertencimento a CFFB.

VIVER A SINODALIDADE E A MINORIDADE

3. Promover, e assumir o método da Escuta ativa e atitudes acolhedoras e interculturais.

– Acolher as decisões do Sínodo sobre a Sinodalidade, sendo sinal profético do nosso ser Franciscano.
– Superar a autorreferencialidade por meio de práticas sinodais mais inclusiva e participativa.

4. Dinamizar os centenários franciscanos dos próximos anos, promovendo intercâmbios ou formação com outras Entidades e Organismos afins, em âmbito de Igreja e sociedade.

COMPROMETER-NOS COM O CUIDADO DA CASA COMUM

5. Fortalecer as ações, serviços e projetos da CFFB, junto ao SINFRAJUPE, Economia de Francisco e Clara e Movimento Laudato Si’.
6. Fortalecer a escola de verão da Economia de Francisco e Clara e outras iniciativas que comungam à nossa espiritualidade Francisclariana.

São Leopoldo, 19/08/2023