Em 19 de dezembro de 2020, os ministros-geral da Primeira Ordem e da Terceira Ordem Regular se reuniram no OFM General Curia para compartilhar um momento de fraternidade antes do Natal. No decorrer da troca, eles falaram longamente sobre seu desejo de que a Igreja nos permita recuperar o dom de nossas origens como institutos mistos (Vita Consecrata, Art. 61).
Eles falaram sobre os desafios atuais e os sonhos futuros de nossas respectivas Ordens, incluindo o reconhecimento da igualdade de dignidade de todos os frades e a possibilidade de participação igualitária em todos os níveis de serviço aos irmãos. Eles também se lembraram dos frades que morreram ou que ficaram doentes devido ao CoVid-19. Em seguida, falaram sobre alguns dos diferentes esforços em torno do mundo franciscano para iniciar um novo começo através da criação de fraternidades inter obedientes (Emaús na Terra Santa, Rieti e Assis na Itália, etc.), e através de projetos colaborativos nas áreas de Formação Contínua e Inicial, evangelização missionária, e outras áreas. Os ministros-gerais concluíram seu tempo juntos com a oração na capela Geral Cúria.
Pela primeira vez, os ministros de toda a família franciscana publicaram uma carta de Natal conjunta este ano, traduzida para 18 línguas. Este é um passo verdadeiramente positivo para um futuro caracterizado por uma comunhão cada vez maior.
Fonte: Franciscan News