“Todo peregrino anseia por algo maior”, afirmou Frei João Francisco da Silva, Definidor Provincial, na Missa de Encerramento da 12ª edição da Caminhada Franciscana da Juventude. Tal certeza resume a experiência realizada pelos 400 participantes do evento que pela primeira vez aconteceu em Sorocaba (SP), durante os dias 20 e 21 de julho de 2024.
O principal objetivo da caminhada foi convidar os jovens a se encontrarem com Deus, com o próximo e consigo mesmos, superando seus próprios limites. Inspirados pela frase “Com São Francisco, marcados pelo amor do Bom Jesus”, os participantes também celebraram o jubileu dos 800 anos dos Estigmas de São Francisco e o início dos festejos pelos 100 anos da Paróquia Senhor Bom Jesus de Sorocaba.
Preparativos e organização e início da Caminhada
A organização do evento começou com uma equipe dedicada a coordenar todos os aspectos da caminhada, desde alimentação até a logística de hospedagem e cobertura para as mídias sociais. Os grupos de jovens dos cinco estados da Província também se empenharam em campanhas de arrecadação de fundos, fortalecendo seus laços de amizade e união, para cobrirem os gastos da viagem.
Na fria madrugada do dia 20 de julho, os jovens começaram a se reunir no Santuário de Aparecidinha, em Sorocaba. Às 6h da manhã, o evento abriu oficialmente, e Frei Gabriel Dellandrea, junto com a Equipe de Evangelização com as Juventudes, acolheu os participantes. Frei João ressaltou a importância da caminhada para a Província, enquanto Frei Benedito Gonçalves destacou a alegria de receber os jovens nas paróquias franciscanas da cidade.
Primeira parada e caminho rural: desafios e superações
Os primeiros oito quilômetros da caminhada levaram os jovens à comunidade São Rafael, onde foram recebidos com cantos animados e mesas de frutas. Após um breve descanso, seguiram para a Comunidade Santa Cruz, no bairro Caputera, onde almoçaram e marcaram um tau gigante com suas digitais, simbolizando a presença do evento na Paróquia.
Durante a tarde, os jovens enfrentaram uma estrada rural de quase oito quilômetros até a Comunidade Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. Apesar do calor e da poeira, a determinação dos participantes se manteve firme. Recebidos com cantos e uma pregação sobre a devoção mariana, os jovens receberam terços para si e para as famílias que os acolheriam.
Os últimos passos do primeiro dia, completando 25 quilômetros, foram iluminados por um belo pôr-do-sol. Os participantes foram marcados com tinta vermelha nas mãos, simbolizando as chagas de Cristo e Francisco, antes de serem levados à capela da Porciúncula para adoração ao Santíssimo Sacramento. Uma procissão luminosa levou os jovens até a Igreja Matriz, onde foram recebidos com entusiasmo pelas famílias acolhedoras.
Segundo dia: reflexão e encerramento
No segundo dia, os jovens visitaram a Paróquia Santo Antônio, onde refletiram sobre a amizade entre Francisco e Clara. Seguiram para o Mosteiro São Bento, onde foram acolhidos pelo monge Dom Inácio Moisés Caciagli, que destacou a relação entre as Ordens Beneditina e Franciscana.
Após uma pausa na praça da Catedral de Sorocaba, os participantes concluíram a caminhada na Igreja Matriz da Paróquia Senhor Bom Jesus, onde levantaram o mastro da festa em honra ao Bom Jesus. Durante a missa de encerramento, Frei João Francisco destacou a importância da caminhada espiritual e incentivou os jovens a continuarem sua missão com fé, esperança e caridade. Ele afirmou: “Irmãos, chegamos tantas vezes perto do Senhor cansados, cheios de conquistas ou desilusões e logo somos reconfortados, reanimado e confiantes com o sentimento de ‘missão cumprida/caminhada cumprida’, pois fomos chamados e enviados por Ele. E se Ele chama Ele dá forças. Assim aconteceu com os Apóstolos que regressavam da “missão” aproximam-se do Senhor e prestam conta do ‘que tinham feito e ensinado’. O que temos feito pelo Senhor? O que vamos fazer depois dessa Caminhada com e pelo Senhor? Hoje como ontem, a missão dos ‘enviados’ não pode acontecer distante do Senhor. Apesar das exigências da missão é imprescindível arranjar tempo para estar com o Senhor e escutar as suas indicações e ensinamentos”.
E, concluindo, exortou: “Inspirados pelo ‘Espírito do Senhor e seu santo modo de operar’, ousemos percorrer os caminhos da Amizade Social que promove a acolhida com simplicidade, caminhos de sinodalidade e proximidade. Caminhos de respeito a cada um sob a luz da verdade do ser humano e do Evangelho. Caminhos onde se contemple a vida, onde cada um saiba o nome do outro. Caminhos de partilha da vida. Caminhos de oração e aprofundamento. Caminhos que nos levem ao encontro com o Senhor que nos diz… ‘vinde comigo e descansai um pouco’. Concluo com as palavras do Papa Francisco aos jovens em Lisboa, durante a Jornada Mundial da Juventude de 2023: ‘Neste belíssimo momento da vossa vida, avançai, não adieis o que o Espírito pode realizar em vós!’”.
Após a missa, Frei Gabriel Dellandrea agradeceu a todos os envolvidos na preparação do evento e anunciou o próximo encontro provincial, o “Dia de Missão”, que ocorrerá entre os dias 1º e 2 de fevereiro de 2025. A Caminhada Franciscana da Juventude de 2024 terminou com um almoço de despedida, onde os jovens expressaram sua gratidão aos voluntários e se prepararam para a viagem de volta, repletos de lembranças e renovada fé.
Depoimentos
“Marcado pelo amor do Bom Jesus, junto com São Francisco, Santa Clara e a Virgem Maria, posso afirmar que foram Eles o sustento e a mão que me conduziu nesse trajeto. Estradas que não se avistava o fim, calor que nos fazia derreter, pedras e alguns obstáculos que por todo caminho me fez pensar e repensar na minha trajetória de vida. Uma soma de dor e cansaço, que sem sombras de dúvidas ao se misturar com a alegria, energia, motivação mútua que emanava de cada voz, gesto, música, calor humano, oração e silêncio representados por cada membro dos mais diversos estados, se resultou em um sentimento: ‘Que experiência Fantástica’. Experiência essa que ficará para sempre em meu coração, tanto por ter sido a primeira vez na Caminhada Franciscana da Juventude, depois por ter vivenciado os dons desse carisma tão lindo que é o de ser Franciscano; e por cada detalhe cuidadosamente preparado pelos voluntários que por longo tempo se organizaram para nos receber, eles não falharam em nada! Irmãos de Sorocaba, vocês encantaram meu coração. Por fim, trago comigo o sentimento de energia renovada e fé ainda mais firmada, para poder dar continuidade ao que realizamos nesses dias. E com uma certeza que veio ao meu coração: Nossa Igreja está mais do que viva! Expressada realmente pela força, persistência, alegria e garra de todos os participantes”, destacou Igor Sposito de Guarulhos (SP).
“Foram 30 km percorridos por 400 pessoas de várias regiões do Brasil. Muito companheirismo e solidariedade, regados com oração e temperado com o carisma franciscano. Sou franciscana com muito orgulho, com muito amor. ‘Cessem as palavras, falem as obras!’, frisou Ana Cristina Delázari Silveira Agostinho de Agudos (SP).
–
Equipe de Comunicação da Caminhada