No primeiro dia, a assessora Irmã Vânia Martins, CIFA, conduziu a reflexão sobre “Áreas de treinamento cuidadoso e protetor”, onde aprofundou a temática da prevenção de abusos e da cultura do cuidado.
As irmãs e irmãos, foram a olhar para própria vocação como espaço de responsabilidade e ternura, recordando que são a imagem de Deus e que modo de vida evangélico é o Cristo, que revela o caminho do cuidado humano e amoroso com o outro.
No segundo dia, a formação seguiu com a contribuição da Irmã Elisângela Machado, que ajudou a refletir sobre “A Pessoa do/a formador/a “, o papel e o processo pessoal de quem forma. A relação entre Deus e a pessoa acompanhada é um espaço sagrado. O chamado é sempre um convite à luz — e a resposta precisa nascer da liberdade e da verdade interior. O ser humano está em constante formação, aprendendo e crescendo junto com toda a criação.
Os participantes seguem firmes, caminhando juntas e juntos, aprendendo uns com os outros e construindo uma formação que gere vida, cuidado e esperança.
A etapa presencial do curso acontece em Porto Alegre, RS, reunindo 43 participantes, entre irmãos e irmãs, de diferentes regiões do Brasil e de outros países, além da presença da Presidente da CFFB, Irmã Nilza da Silva, FD e a coordenação do curso.
Texto: Irmã Maria Tatiana Coelho
Revisão: SERCOM









