A Pessoa do/a Formador/a foi tema de reflexão da Formação para Formadores

38
No sexto dia, prosseguindo  o caminho de formação iniciado no último dia 2, a Irmã Elisangela Machado, Franciscana Bernardina, promoveu uma reflexão sobre a centralidade da pessoa humana no processo formativo. A proposta destacou que o/a formador/a não é apenas alguém que transmite orientações, mas uma presença que acompanha, escuta e cresce junto.

A partir de referências da espiritualidade franciscana e da antropologia teológica, a reflexão apresentou o/a formador/a como alguém em constante aprendizagem, sensível aos desafios do mundo atual e aberto/a ao movimento interior que transforma. Assim, formadores/as e formandos/as são chamados/as a se reconhecerem como companheiros/as de caminhada, peregrinos/as que se ajudam mutuamente a descobrir o sopro de Deus na vida.

A formação, neste sentido, ultrapassa conteúdos e metodologias, torna-se um processo vivo, uma arte que integra escuta, humanidade e abertura ao novo. Como destacou Irmã Elisangela, a missão do/a formador/a é ser presença que inspira, acolhe e possibilita que cada pessoa floresça — mesmo em tempos de noite escura — como a flor que cumpre seu sentido simplesmente por existir e se oferecer ao mundo.

Texto e Fotos: Irmã Tatiana Coelho, CIFA
Revisão: SERCOM CFFB

DEIXE UM COMENTÁRIO

Deixe seu comentário
Coloque seu nome aqui