Aconteceu a XI Assembleia Federal Ordinária das Clarissas Urbanitas

48

Entre os dias 01 e 07 de setembro, foi realizado na Pontifícia Faculdade do Seráfico São Boaventura (Seraphicum), em Roma, a XI Assembleia Federal Ordinária das Urbanistas Pobres de Clara (Clarissas Urbanitas). Um tempo forte de reflexão para as irmãs que puderam, não apenas analisar os principais temas de sua família, como também tomar algumas decisões.

Nos dois dias iniciais, as irmãs dedicaram-se à meditação com a conferência apresentada pelo Frei Giancarlo Paris (OFMConv.), da Província Italiana de Santo Antônio de Pádua. Aconteceu a Celebração Eucarística nas Irmãzinhas de Jesus nas Três Fontes, enquanto muitas delas compartilhavam os seus testemunhos.

Nesta primeira parte, a assembleia foi dedicada à leitura dos relatórios referentes aos últimos seis anos. Esta análise foi guiada pela Presidenta Federal, a Tesoureira Geral e ainda as abadessas e delegadas dos vários Mosteiros espalhados pelo Globo.

Já na quinta-feira, 05, o Frei Germano Tognetti (OFMConv.), Delegado Geral da Segunda Ordem e Institutos Agregados, presidiu a eleição da Presidenta da Federação, a qual teve como resultado a reeleição da Irmã Maria Damiana Ardese, do Mosteiro Montone. A freira guiará a família por mais seis anos.

No dia seguinte, 06, a presidenta reeleita conduziu a eleição do Conselho Federal. Nesta, foram eleitas: Ir. Anachiara Giovanardi como primeira Conselheira Federal e Secretária; a Ir. Mariangela Bagnolini como Segunda Conselheira; a Ir. Maria Ester Boaé como Terceira Conselheira; a Ir. Chiara Elisabetta Demurtas como Quarta Conselheira e a Ir. Ave Maria Carletti como Tesoureira Federal.

Ainda na sexta-feira, penúltimo dia do encontro, o Frei Marizio Di Paolo (OFMConv.), Procurador Geral, disponibilizou-se para explicar às irmãs reunidas sobre as diretrizes da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica. “A economia deve estar a serviço do carisma e da Missão”, disse ele.

Fonte: Província São Maximiliano Kolbe – Franciscanos Conventuais

DEIXE UM COMENTÁRIO

Deixe seu comentário
Coloque seu nome aqui