Virgem da Terceira Ordem Regular, Fundadora das Irmãs Franciscanas Missionárias de Maria Auxiliadora (1848-1924). Beatificada por São João Paulo II no dia 29 de outubro de 1995 e canonizada pelo Papa Bento XVI em 12 de outubro de 2008. Sua festa é no dia 19 de maio.
Maria Bernarda Bütler, que no batismo recebeu o nome de Verena, nasceu no dia 24 de maio de 1848, em Auw, Cantão de Argau, Suíça. Aos 19 anos ingressou no Mosteiro de orientação franciscana/capuchinha em Altstätten, Suíça. Exerceu grande liderança na espiritualidade, na formação das Irmãs, foi a abadessa e alcançou para o Mosteiro o privilégio da adoração perpétua ao Santíssimo.
No dia 19 de junho de 1888, acompanhada de seis jovens religiosas, deixou o Mosteiro para assumir a vida missionária no Equador/América Latina. Este passo marca o início da Congregação das Irmãs Franciscanas Missionárias de Maria Auxiliadora.
Foi intensa sua atividade no Equador mas daí teve que sair devido a uma revolução liberal anti-eclesial que expulsou todos os missionários do país. Recebeu acolhida na Colômbia, onde sua Congregação se desenvolveu. Em 1911 ela enviou ao Brasil as primeiras Irmãs para este vasto campo missionário.
Genuinamente franciscana, pobre, humilde, Maria Bernarda desenvolveu intensa atividade missionária, fazendo do Evangelho todo seu viver e atuar; da Eucaristia e da oração a força dos seus dias; das obras de misericórdia e caridade com os pobres e necessitados a razão de sua existência; do amor entranhável a Maria Auxiliadora o modelo fiel de discípula/missionária; e da fidelidade e amor à santa Igreja a entrega pelo Reino de Deus. A heroicidade de suas virtudes formava as Irmãs e convocava a todos para a santidade.
Deixou um carisma riquíssimo: “Viver o amor misericordioso de Deus Uno e Trino, através das obras de misericórdia, como missionárias”.
Faleceu no dia 19 de maio de 1924, em Cartagena/Colômbia. O anúncio foi dado na Catedral pelo pároco: “Esta manhã morreu, na cidade, uma santa, a reverenda Madre Bernarda. Esta profecia foi confirmada na sua canonização, realizada pelo papa Bento XVI, no dia 12 de outubro de 2008, que lhe deu o título de “Missionária da Misericórdia”. Seus restos mortais são venerados em Cartagena, no santuário a ela dedicado, lugar de evangelização, peregrinações e bênçãos.
Fonte: Irmãs Franciscanas Missionárias de Maria Auxiliadora