Bem-aventurada Pierina Morosini

1651

Virgem e mártir da Ordem Franciscana Secular (1931-1957). Beatificada por São João Paulo II no dia 4 de outubro de 1987.

A filha mais velha do Roque e Sara Noris Morosini, nasceu em Fiobbio, diocese e província de Bérgamo, no dia 7 de janeiro de 1931. Educada na fé cristã por seus pais, e especialmente por sua mãe, ela fez os primeiros estudos com bons resultados, mas devido à pobreza da família, que precisava de seu trabalho, ela aprendeu o ofício da costura e, com a idade de 15 anos, foi colocada para trabalhar na fábrica de roupas Honeger de Albino.

Para lá ia todos os dias a pé, com a alegria de ser útil à sua família. No ambiente de trabalho sempre se distinguiu pela sua diligência e cortesia, o espírito calmo, fé e caridade, de modo que ela ganhou a estima e o respeito dos gerentes e colegas de trabalho, a quem edificava pelo seu exemplo.

Inscrita na Juventude Feminina da Ação Católica participou da peregrinação a Roma para a beatificação de Maria Goretti (27/04/1947); foi a única viagem que fez em sua vida. Esforçou-se ativamente em todas as obras da paróquia, sobretudo como zeladora do seminário e das Missões. Todas as manhãs, antes de ir trabalhar, participava da Eucaristia e, no trajeto, sempre rezava o Rosário.

Como de costume, no dia 4 de abril de 1957 repetiu a sua rotina habitual. No início da tarde, quando retornava de Albino para sua casa, em um lugar solitário foi abordada por um jovem que não escondeu seus propósitos estranhos. Pierina tentou fazê-lo entender a seriedade das suas intenções e colocou uma forte resistência. Foi inútil. Ele a atacou, mas ela defendeu-se com toda sua força.

Mortalmente ferida na cabeça repetidas vezes com uma pedra, seguiu pronunciando palavras de fé e de heroico perdão, até que ela entrou em coma irreversível. Mais tarde encontrada no local do seu martírio, foi levada ao hospital em Bérgamo, onde, sem recuperar a consciência, morreu no dia 6 de abril. Ela tinha 26 anos. O cirurgião que visitou o hospital, imediatamente exclamou: “Temos uma nova Maria Goretti” e poucos sabiam da sua bondade, e justiça, e de imediato a consideraram mártir. Beatificada pelo Papa São João Paulo II em 4 de outubro de 1987.

Fonte: Província Franciscana

DEIXE UM COMENTÁRIO

Deixe seu comentário
Coloque seu nome aqui