Bem-aventurado Guillermo Cuffitelli

744

Eremita da Terceira Ordem (1309-1404). Paulo III concedeu em sua honra ofício e Missa no dia 27 de junho de 1539.

Beato Guillermo Cuffitelli era um terceiro franciscano que se tornou eremita nas imediações de Siclo na Sicília, e passou cerca de 70 anos em sua pequena cela, entregue à oração e a mortificações severíssimas. Vivia de hortaliças que cultivava em seu jardim e de pequena porção do que os fiéis lhe traziam. Raras vezes saía do eremitério, exceto para visitar e socorrer os doentes pobres pelos quais tinha grande compaixão, ou para atender ao serviço da capela de Nossa Senhora da Piedade, contígua à sua cela e que fora confiada a seus cuidados. Muita gente ia visita-lo à procura de direção e orientação para sua vida espiritual. Uma amizade muito estreita unia-o a um outro santo solitário, o Beato Conrado de Piacenza, que vinha de Pizzoni passar a Quaresma em sua companhia.

O Beato Guilherme contava 95 anos de idade quando morreu. O povo de Siclo, ao ouvir o toque dos sinos, acorreu apressado e encontrou o ancião morto de joelhos, mãos postas em oração e cercado de raios de uma luz celeste. Seu corpo foi trasladado em procissão a igreja São Mateus. Foi sepultado em uma urna de mármore.

A cidade, que posteriormente o fez seu protetor em ação de graças por tê-la preservado da peste, ainda celebra sua festa. Seu culto foi aprovado em 1537.

Fonte: Franciscanos. org

DEIXE UM COMENTÁRIO

Deixe seu comentário
Coloque seu nome aqui