Bem-aventurado Pedro de Gambacorta

1005

Ermitão da Terceira Ordem Regular (1355-1435). Fundador da Ordem dos Girolaminis. Aprovou seu culto Inocêncio XII no dia 9 de dezembro de 1693.

O fundador dos Eremitas ou Irmãos Pobres de São Jerônimo nasceu em Pisa, no ano de 1355, na época em que seu pai, cujo nome também lhe foi dado, governava aquela república. Aos vinte e cinco anos de idade deixou secretamente a corte, disfarçado de penitente, e se retirou para a solidão úmbria de Monte Bello, onde vestiu o hábito da Terceira Ordem de São Francisco e passou a viver de esmolas que recolhia nas aldeias mais próximas.

Em 1380 conseguiu meios para fundar um oratório e celas para uma dezena de companheiros que se haviam juntado a ele (segundo uma tradição popular eram salteadores de estrada que ele havia convertido). Estabeleceu para a sua comunidade uma regra acrescentada de certas constituições extraídas das obras de São Jerônimo, que ele escolhera como padroeiro da nova congregação.

Seus monges observavam quatro Quaresmas durante o ano, jejuavam às segundas, quartas e sextas-feiras, e todas as noites ficavam em oração durante duas horas depois das Matinas. Por sua parte, ele passava todo o seu tempo em oração ou em exercícios de penitência. Foram-lhe atribuídos muitos milagres.

Quando seu pai e seus irmãos foram assassinados, em 1393, por Giacomo Appiano, ele se sentiu gravemente tentado a deixar seu retiro, para punir os autores do crime, mas venceu a tentação e, seguindo o exemplo de sua irmã, a Beata Clara Gambacorta (17 de abril), perdoou espontaneamente o assassino.

Sua congregação, aprovada pelo papa Martinho V em 1421, logo se estabeleceu em diversas partes da Itália. O Beato Pedro sobreviveu até 1435, morrendo em Veneza aos otienta anos de idade, e foi beatificado em 1693. Durante certo tempo houve quarenta e seis casas dos Irmãos Pobres nas províncias de Ancona e Treviso.

Pequenos grupos de eremitas e terceiros se filiaram a eles, e em 1668 o papa Clemente IX uniu à comunidade de São Jerônimo de Fiésole, que fora fundada por Carlos Montegranelli, à Ordem do Beato Pedro. Mas em 1933 seu número tinha se tornado tão pequeno, que ela foi supressa pela Santa Sé.

Pedro morreu em Veneza no dia 17 de junho de 1435 om a idade de 80 anos.

Fonte: Província Franciscana

DEIXE UM COMENTÁRIO

Deixe seu comentário
Coloque seu nome aqui