Carta aberta dos Frades menores capuchinhos da província nossa senhora de Fátima do Brasil central

520

Por Comunicação Brasil Central (Cúria Provincial)

“Ira chegar, um novo dia, um novo céu, uma nova terra, um novo mar…” (Zé Vicente)

Reunidos em assembleia anual, nós, Frades Menores Capuchinhos, da Província Nossa Senhora de Fátima do Brasil Central, vimos a necessidade de nos manifestarmos diante da realidade social, política e econômica de nosso País, que, por sua vez, tem tido reflexos nas comunidades que acompanhamos.

Diante do contexto em que as pesquisas mostram: ricos cada vez mais ricos e pobres cada vez mais pobres, agravado pela corrupção sistêmica e cultural, com sinais visíveis no aumento da população em situação de rua e da diminuição do poder de compra do salário mínimo, convocamos a todas as pessoas a buscarmos a comunhão em Cristo em vista dos que se encontram em situação de vulnerabilidade: os empobrecidos, marginalizados e oprimidos, negros e povos indígenas, pequenos agricultores e assentados, acampados e moradores das periferias das nossas cidades, desempregados e trabalhadores informais, migrantes.

Nós, Franciscanos Capuchinhos, por força do Evangelho, chamados a sermos guardiães da justiça social, da fraternidade e da paz e do bem, sinalizamos que não estamos apáticos diante desta realidade.

Comungamos com a CNBB, em sua afirmação da 56ª assembleia anual, a saber: “não se identifica com nenhuma ideologia ou partido político. As ideologias levam a dois erros nocivos: por um lado, transformar o cristianismo numa espécie de ONG, sem levar em conta a graça e a união interior com Cristo; por outro, viver entregue ao intimismo, suspeitando do compromisso social dos outros e considerando-o superficial e mundano (cf. Gaudete T Exsultate, n. 100-101) ”. Comprometemo-nos na busca da construção de uma fraternidade capaz de superar a violência, para que sejamos todos irmãos e irmãs (CF 2018).

 

Fraternalmente,
Franciscanos Capuchinhos do Brasil Central

DEIXE UM COMENTÁRIO

Deixe seu comentário
Coloque seu nome aqui