CARTA-CONVITE | Franciscanos e Franciscanas unidos à CFE 2021

1339

CADASTRE SEU EVENTO

FAMÍLA FRANCISCANA NA CFE 2021

Download

 

CARTA-CONVITE

FRANCISCANOS E FRANCISCANAS UNIDOS À CAMPANHA DA FRATERNIDADE ECUMÊNICA 2021

 

“A fecundidade de nosso testemunho dependerá também de nossa capacidade de dialogar, encontrar pontos de união e os traduzir em ações em favor da
vida, de modo especial, a vida dos mais vulneráveis.”
Papa Francisco, Mensagem para a CFE 2021

 

Irmãs e Irmãos,

Paz e Bem!

Iniciando o período quaresmal, propício à conversão e compromisso com o Evangelho, tem início, também, a Campanha da Fraternidade lançada pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, CNBB, que este ano é Ecumênica, lançada com o Conselho Nacional de Igrejas Cristãs, CONIC, e tem como tema “Fraternidade e Diálogo: compromisso de amor” e como lema, “Cristo é a nossa paz. Do que era dividido fez uma unidade” (Ef 2, 14).

Conforme Nota da Presidência da CNBB sobre a Campanha da Fraternidade Ecumênica 2021, “reações têm surgido quanto ao texto” (cf. Nota, 9 de fevereiro de 2021, 8). Nesta mesma Nota, encontramos a recomendação para uso da Fratelli Tutti como subsídio para estudo e reflexão, uma vez que este documento do Papa Francisco “estabelece forte conexão entre o tema de 2020 e o de 2021, cuidado e diálogo, e muito ajudará na reflexão sobre o diálogo e a fraternidade” (10).

Sabemos que o engajamento e atuação dos franciscanos e franciscanas para trabalhar o tema da Campanha da Fraternidade Ecumênica nos diversos Regionais e Núcleos da Conferência da Família Franciscana do Brasil, CFFB, é expressivo. Nos mais diferentes lugares onde atuam: escolas, movimentos, paróquias, comunidades, bem como nas próprias fraternidades, são promovidos encontros para estudo e reflexão, a partir dos quais são traçadas as linhas de ação, levando-se em consideração a realidade local. Todavia, o trabalho realizado é pouco conhecido e divulgado a nível nacional. Por esta razão, tendo em vista partilhar e dar a conhecer o trabalho realizado, bem como expressar nosso compromisso com o tema da CFE 2021 e sua divulgação, a Conferência da Família Franciscana do Brasil convoca a todos os franciscanos e franciscanas a unir forças para divulgar o que é feito nos diversos Regionais e Núcleos da CFFB.

Em sintonia com o SINFRAJUPE, o Serviço de Comunicação, SERCOM, fez um Formulário que pode ser encontrado no site e redes sociais da CFFB, onde solicita o cadastro de eventos/atividades referentes a Campanha da Fraternidade Ecumênica 2021. Simples e rápido, basta acessar www.cffb.org.br/familiafranciscanacfe2021 e clicar em Cadastrar Evento e seguir as orientações do Formulário.

Os eventos registrados, serão lançados em um mapa, que além de contribuírem com a divulgação do trabalho dos franciscanos e franciscanas em sua ação evangelizadora, também expressam o testemunho de comunhão e apoio à Conferência Nacional dos Bispos do Brasil e ao Conselho Nacional de Igrejas Cristãs. Por tais razões, contamos com o apoio e participação de todos vocês neste empreendimento.

Neste tempo em que somos chamados à conversão, a Quaresma, busquemos abrir-nos ao diálogo, pois “a fecundidade de nosso testemunho dependerá também de nossa capacidade de dialogar”.

Em Francisco e Clara de Assis, fraterno abraço.

Brasília, 18 de fevereiro de 2020
Quaresma

Irmã Cleusa Aparecida Neves, CFA
Presidente da CFFB


Saiba mais em: www.cffb.org.br/familiafranciscanacfe2021

 

 

DEIXE UM COMENTÁRIO

Deixe seu comentário
Coloque seu nome aqui