CFFB SP celebra os 800 anos dos Estigmas

72

“Os estigmas são o selo divino da autenticidade da vida
de Francisco como discípulo de Cristo”

A celebração dos 800 anos dos estigmas de São Francisco foi uma oportunidade ímpar para aprofundar esse tema, contando com a participação de cerca de cem irmãos e irmãs, representando a OFS, JUFRA, diversas congregações femininas e os três ramos da primeira Ordem.

O encontro estadual da Família Franciscana, realizado nos dias 24 a 26 de maio, na cidade de Piracicaba – SP, foi uma experiência cheia de alegria e gratidão, marcada pela sinodalidade e a convocação do próprio projeto franciscano de vida, que nos motiva à fraternidade, a comunhão e a missão.

Em um mundo onde urge a construção da paz, a superação da violência, do ódio e da polarização, onde sofremos as consequências devastadoras das alterações climáticas e a necessidade do cuidado com a casa comum, encontrar-nos como Família Franciscana nos ajudou a aguçar nossos ouvidos para ouvir os clamores do nosso tempo e repensar nosso compromisso com a vida, sobretudo a vida dos mais pobres para “sermos irmãos dos crucificados e crucificadas”.

Sentimos a acolhida fraterna da Família Franciscana na região da cidade de Piracicaba, que há tantos anos conta com a presença dos capuchinhos, da OFS, das Irmãs Franciscanas da Imaculada Conceição e das Irmãs Franciscanas do Coração de Maria, entre outros irmãos franciscanos na região.

Marcaram o nosso encontro os momentos celebrativos, o aprofundamento do tema sob a condução de Frei Marcos Roberto, OFMCap, a acolhida das famílias que garantiram a hospedagem, a celebração ecológica em torno do Rio Piracicaba e a visita ao Lar de Velhinhos, que nos proporcionou o toque afetivo, a escuta caridosa e sensível das vulnerabilidades dos nossos irmãos idosos.

Contamos ainda com a presença do bispo diocesano de Piracicaba, Dom Devair, e a celebração eucarística foi presidida pelo ministro provincial dos capuchinhos, frei Arcanjo, dos conventuais, frei Hugo, e com a homilia por frei Alex Assunção, OFM, representando a coordenação nacional da CFFB.

O encontro atingiu o seu objetivo, além de celebrarmos os 800 anos dos Estigmas, a animação fraterna e os momentos de partilhas nos ajudaram a pensar as perspectivas e luzes para a Família Franciscana e a dinamização dos núcleos nos diversos territórios do estado.

Seguimos como Família Franciscana sustentada pela esperança e em caminhada sinodal para servir o Reino de Deus.

Por: Irmã Nádia Maciel e Frei Marcelo Toyansk, OFMCap

DEIXE UM COMENTÁRIO

Deixe seu comentário
Coloque seu nome aqui