Claustro do Convento Santo Antônio se transforma em “Jardim da Paz”

18

O Tempo da Criação é uma iniciativa ecumênica que reúne Igrejas Cristãs em todo o mundo e conta com a participação da Igreja Católica. Ele começa no dia 1º de setembro e se estende até 4 de outubro, quando se celebra São Francisco de Assis, Patrono da Ecologia. É um tempo de reflexão, oração e também de promover atitudes de cuidado com o Planeta. No Convento Santo Antônio do Rio de Janeiro, a celebração de abertura foi na terça-feira, 2 de setembro, reunindo os fiéis e devotos para a tradicional devoção ao Santo Casamenteiro, desta vez combinada com um momento de prece e reflexão sobre a Paz e o cuidado com o planeta.

A missa foi presidida pelo vice-animador do Serviço de Justiça, Paz e Integridade da Criação, Frei José Francisco Cássia dos Santos, que também compõe a Fraternidade do Convento Santo Antônio. Ao abordar o tema deste ano “Paz com a Criação”, que se inspira no texto bíblico do Profeta Isaías (Is 32, 14-18), Frei José Francisco recordou que a paz é inissociável da Justiça e do cuidado com a Criação: “O projeto de sociedade que predomina atualmente não tem favorecido a construção da paz e da justiça e, desta forma, podemos dizer que vivemos uma profunda crise social e ambiental, explicou.

Outro símbolo forte do Tempo da Criação 2025 é o Jardim da Paz, que traz presente a cena da Pomba trazendo no bico um ramo verde de Oliveiro no período pós-dilúvio. Fazendo alusão ao Jardim da Paz, a celebração foi concluída, no calustro do Convento, para o qual os participantes da missa se dirigiram antes da benção final. Entre árvores e flores, rezaram pela Criação e pela paz, além de receberem a bênção por intercessão de Santo Antônio, seguida pela tradicional partilha do Pão abençoado. Para Teresa Ribeiro, da Ordem Franciscana Secular, a experiência vivida na celebração deve ser levada no coração, tornando-se um verdadeiro projeto de vida inspirado pela fé. Para Frei José Francisco, tendo sido São Francisco de Assis, por causa do Evangelho, verdadeiro Arauto da Paz e do cuidado com a Casa Comum, e tendo sido Santo Antônio fiel porta-voz da Espiritualidade Franciscana, o Convento torna-se símbolo desta mensagem para a sociedade do Rio de Janeiro e do Brasil. Neste ano, a Família Franciscana celebra também os 800 anos da composição do Cântico das Criaturas, também conhecido como Cântico do Irmão Sol, de São Francisco de Assis.

Autoria: Equipe de Comunicação Convento Santo Antônio (RJ)

Fonte: Franciscanos.org.br

DEIXE UM COMENTÁRIO

Deixe seu comentário
Coloque seu nome aqui