Por desígnios do Alto, no passado sábado 26 de abril de 2025, na mesma manhã na qual em Roma aconteciam as exéquias, as últimas homenagens e o sepultamento do santo Padre Papa Francisco, a CFFB realizou sua assembleia geral anual ordinária de prestação de contas, conforme rege o Estatuto da mesma.
A assembleia se desenvolveu de forma on-line, via Google Meet, com os seguintes pontos da pauta:
1. Prestação de contas e estado financeiro da CFFB no exercício 2024; o correspondente parecer do Conselho Fiscal e o resultado foi a total aprovação pela assembleia do balanço financeiro apresentado.
2. Apresentação do projeto arquitetônico e orçamentos para a mudança da sede da CFFB para São Paulo. A assembleia analisou o projeto e os orçamentos e se manifestou totalmente a favor, ficando assim aprovado o início dos trabalhos para adequação do local e todo o processo para o gradual translado da sede da CFFB de Brasília a São Paulo.
3. Ato seguido, fez-se uma ampla informação sobre o Capítulo das Esteiras a ser celebrado em 2026, coroando todos os centenários franciscanos dos últimos anos, com os oitocentos anos da Páscoa eterna de São Francisco. O local já não será Salvador/BA, inicialmente pensado e sim um espaço essencialmente franciscano: Canindé/CE, nos dias 19 a 21 de junho de 2026. Com o objetivo do Capítulo das Esteiras haverá toda uma Ação Francisclariana, organizada em parceria de SINFRAJUPE, CFFB e Franciscans International. Seu lançamento oficial se dará no dia 23 de maio próximo. Seguirá com peregrinação pelos Regionais da CFFB um símbolo do Cântico das Criaturas, favorecendo a oração, a reflexão, o encontro, o louvor; terá um ponto forte na COP 30 e Cúpula dos Povos a acontecer em novembro, em Belém do Pará e o cume em Canindé/CE, onde estaremos todos elevando em uníssono um louvor ao Altíssimo, Onipotente e Bom Senhor como nos ensinou Francisco de Assis há 800 anos.
Foi muito dinâmica a assembleia, com a participação ativa dos sócios da CFFB. Reafirmamos a importância de caminhar juntos, em colaboração, comunhão e sentido de pertença e fraternidade, como Família. Neste ano santo, sigamos firmes como peregrinos e peregrinas da Esperança e fazendo nosso o legado inolvidável do saudoso Papa Francisco.
Brasília, 26 de abril de 2025
Por: Irmã Marinês Burin, IFMMA