Conselho Nacional de Igrejas Cristãs (CONIC) elege Nova Diretoria para o Quadriênio 2023-2027 em sua XX Assembleia Geral

182

Motivadas pela palavra bíblica “Aprendei a fazer o bem, praticai a justiça” (Is 1, 17),  aconteceram no instituto São Boaventura de Brasília DF, de 15 a 17 de junho de 2023, a XX Assembleia Geral ordinária e a Assembleia Extraordinária do Conselho Nacional de Igrejas Cristãs (Conic).

O encontro reuniu delegados e delegadas das igrejas integrantes: Aliança de Batistas do Brasil (ABB), a Igreja Católica Apostólica Romana (ICAR), a Igreja Episcopal Anglicana do Brasil (IEAB), a Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB) e a Igreja Presbiteriana Unida do Brasil (IPU).

Também participaram delegados representantes dos regionais do Conic, da Comissão Teológica e representantes dos seus membros fraternos, Centro de Estudos Bíblicos  (Cebi), Coordenadoria Ecumênica de Serviço (Cese), Centro Ecumênico de Serviço à Evangelização e à Educação Popular (Ceseep), Fundação Luterana e Diaconia (FLD), Centro Ecumênico de Formação e Educação Comunitária (Profec), Koinonia, Conselho Latino Americano de Igrejas (Clai/Brasil) e Movimento dos Focolares.

Representantes da Comissão Episcopal para o Ecumenismo e o Diálogo Inter-religioso e do Grupo de Reflexão para o Ecumenismo e o Diálogo Inter-religioso (Gredire) da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) participaram da assembleia representando a Igreja Católica. O grupo  somou-se às partilhas e discussões de maneira fraterna e sinodal, representantes dos regionais e demais ordens e carismas católicos.

Os debates  foram provocados a partir da reflexão “Rumo aos 1.700 anos do Concílio Ecumênico de Niceia (325)”, com vistas às interpelações para hoje na perspectiva da unidade das Igrejas, no respeito à sua diversidade e autonomia; em contraponto, a aliança entre a Igreja e o poder legitimado; e o lugar da profecia, do seu serviço às causas dos pobres e excluídos.

Nova direção

Aprovou-se a admissão do membro fraterno da Associação Beneficente Evangélica da Floresta Imperial (ABEFI), de Novo Hamburgo RS. Também foi eleita a nova diretoria para o triênio 2023-2025.

Foram eleitos para presidência: bispa Magda Guedes (IEAB); 1ª vice- presidência: dom Manoel João Francisco (ICAR); 2ª vice- presidência: pastora sinodal Patrícia Bauer (IECLB); secretária: Josileide Santos (ABB); e tesoureiro: Lucas Colucio (IPU).

Para compor o Conselho Fiscal, foram escolhidos como titulares: padre José Bizon (ICAR), pastor Bruno Moreira da Silva Clemente (ABB), reverendo Nilo Trindade Júnior (IEAB) e como suplentes: Mayrinkellison Peres Wanderley (ABB), Ema Marta Dunck (IECLB), Edoarda S. Scherer(ICAR).

A Assembleia constatou, ainda, a necessidade de fortalecer a diaconia das suas igrejas membro em serviços comuns e também de sustentar espiritual e economicamente a atuação do CONIC. Toda a assembleia foi inspirada pela oração e convivência comum. Ao final, foi dada a bênção agradecendo a antiga diretoria pelo trabalho realizado e os caminhos percorridos e dada uma alegre acolhida à nova gestão que inicia seus trabalhos.
Fonte: cnbb.org.br

DEIXE UM COMENTÁRIO

Deixe seu comentário
Coloque seu nome aqui