Coral dos Canarinhos de Petrópolis comemora ‘revoada’ de 80 anos de tradição atrelada à inovação

1133

Coro de meninos mais antigo do Brasil, o Instituto dos Meninos Cantores de Petrópolis (IMCP) representa uma das principais heranças deixadas pelos franciscanos germânicos na cidade

Petrópolis (RJ) – Primeiros colonizadores de Petrópolis, foram os germânicos os responsáveis por edificar a cidade segundo suas raízes. Presentes na arquitetura, gastronomia e no segmento cervejeiro, eles também deixaram como herança a tradição dos corais. Não à toa, o município é sede do Coral dos Canarinhos: o mais antigo do Brasil e que neste dia 15 de agosto de 2022, celebra 80 anos de uma caminhada atrelada à inovação pela qual já passaram mais de quatro mil vozes.

Como parte das celebrações em homenagem aos 80 anos do coral haverá missas – uma delas cantada por ex-Canarinhos; concertos com solistas e orquestras; promoção de um almoço comemorativo; realização de festivais de pizza e pastel; além de lançamentos de uma coleção de canecas, álbum de músicas comemorativas nos principais serviços de streaming e um novo site: reformulado, responsivo e dinâmico, que irá ao ar nesta segunda-feira, a partir das 14h, exatamente na data em que é celebrado o aniversário do Coral dos Canarinhos, pelo link www.canarinhos.com.br.

No próximo domingo, dia 21 de agosto, o Ministro Provincial da Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil, Frei Paulo Roberto Pereira, preside a missa de abertura do Ano Jubilar dos 80 anos do Coral dos Canarinhos de Petrópolis às 10 horas, na Igreja do Sagrado Coração de Jesus.

Fundado pelo franciscano, Frei Leto Bienias, aos moldes dos corais de meninos da Alemanha, uma vez que ele mesmo estagiou no Regensburger Domspatzen – o coro de meninos mais antigo do mundo – o IMCP preserva em sua metodologia muito do que foi empregado nos primórdios do coral. Instituição que preza pela disciplina, coloca em prática os valores franciscanos e desenvolve a formação musical e humana de excelência, o IMCP é patrimônio de Petrópolis e também do Brasil.

Em 1973 assume a direção Frei José Luiz Prim, brasileiro, natural de Santo Amaro da Imperatriz (SC). Com ele, o coro faz sua primeira viagem pela Europa em 1974. Nos dois meses de turnê o grupo fez várias apresentações, inclusive em Herne, cidade alemã, onde nascera Frei Leto. O período de Frei Luiz foi marcado por muitos eventos nacionais e de produção discográfica. Desde 2000, o ex-canarinho e atual regente, Marco Aurélio Lischt, assumiu a direção artística do Coral dos Canarinhos.

Gestora do IMCP, Rose de Mello discorre sobre a essência da instituição que, há 80 anos, oferece de maneira gratuita formação, alimentação e viagens dos coralistas. Aberto a toda a população de Petrópolis, o IMCP é hoje constituído por 141 cantores, dentre eles meninos, meninas e aprendizes de diferentes realidades sociais. “Fora daqui somente os coros de países desenvolvidos oferecem tamanha formação musical e humana de qualidade e sem custo”, afirma Rose, que chama atenção, ainda, para o abrangente repertório praticado.

“Uma das nossas preocupações é o cultivo da música sacra. No Brasil poucos coros infanto-juvenis apresentam este estilo de repertório”, descreve. Ambiente de aprendizagem social e crescimento, a instituição se revela, ainda, ferramenta de transformação para os coralistas. A partir da espiritualidade franciscana, são estimulados a respeitarem o próximo e adotarem um senso de fraternidade, é lá também que eles vivenciam experiências que transcendem o campo musical e que os fazem vislumbrar possibilidades ilimitadas em quaisquer que sejam as áreas.

Uma história da qual se honrar
Em 80 anos de legado, o Coral dos Canarinhos de Petrópolis já realizou viagens internacionais para a Europa, Argentina, Venezuela e Estados Unidos; cantou com o Papa Paulo VI; se apresentou na final do jogo do Brasil na Copa do Mundo de 2004; gravou 17 CD’s – um deles com tiragem de 300 mil cópias; se apresentou com renomados artistas brasileiros a exemplo de Milton Nascimento, Roberto Carlos, Ângela Maria, Luiz Ayrão e o grupo Roupa Nova; integrou o projeto Aquarius – com destaque para a edição na Praia de Copacabana em que foi cantada a Sinfonia dos Mil de Mahler.

Atualmente, quarenta ex-Canarinhos vivem da música. “Temos maestros de orquestras, cantores fazendo carreira solo no Brasil e exterior, músicos de orquestra, músicos especializados em musicais e compositores”, destaca Rose, que divide os esforços da instituição em fazer com que a história dos Canarinhos esteja atrelada à inovação sem abrir mão da tradição.

Bem sucedida, a tarefa fez deles finalistas por dois anos consecutivos nos Prêmios de Comunicação da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Em 2021, na categoria Iniciativas em Redes Sociais; e, este ano, na seção de curtas-metragens pela obra “Canarinhos de Petrópolis: tradição e contemporaneidade”.

Durante a pandemia, realizaram-se gravações, lançamentos e atividades virtuais para manter vivo este coral que atravessa décadas. Ainda durante o período de isolamento social, o Instituto se destacou pela criação do Coro de Câmara dos Canarinhos de Petrópolis: grupo vocal que abrange da música medieval à contemporânea, com destaque para o MPB e o pop internacional.

Números que comprovam o sucesso
Sinônimo de prestígio, disciplina e emoção, o Coral dos Canarinhos, devido à pandemia, tem conquistado uma audiência crescente também no âmbito digital. Somadas as visualizações do canal do YouTube e da página do Instagram do coro, são mais de 200 mil reproduções que comprovam o importante papel desempenhado pela instituição cujo comprometimento com a formação dos coralistas é evidente e, no período pós-pandemia, precisou-se adequar ao novo momento de mundo vivido.

“Tivemos que reformular todo o conteúdo das aulas de formação musical. Estamos sempre atentos com o desenvolvimento pedagógico e humano das crianças e adolescentes e, além de cantar, sempre que podemos, proporcionamos aos coralistas momentos de lazer e convivência”, diz Rose. Como parte das comemorações pelos 80 anos dos Canarinhos, o Instituto dos Meninos Cantores de Petrópolis desenvolveu uma programação variada, cuja história ainda tem muitos capítulos a serem escritos.

O Coral dos Canarinhos tem por principal missão cantar a Missa das 10 horas, aos domingos, na centenária Igreja do Sagrado Coração de Jesus de Petrópolis (RJ). Momento em que se apresenta também ao público, sobretudo com músicas sacras e litúrgicas.

Identidade visual
Uma identidade visual foi pensada para as celebrações que se estenderão até 15 de agosto de 2023. Desenvolvido pelo estúdio de design apex dg, sob responsabilidade do voluntário Alexandre Campos, a logo dos 80 anos do Coral dos Canarinhos expressa os sentimentos de solidez e longevidade. A escrita 80 tem seus números unidos e com aparência de metal e dourado, um material resistente ao tempo, e que representa bem a história do coral, afinal são 80 anos de história.

“É uma logo moderna e forte” explica Alexandre. “Uma logo com uma estética que se apresenta exatamente com o nome do evento, tendo destaque no número 80. Depois percebemos a palavra anos, e então vemos a logo do Instituto, na mesma sequência da frase ‘80 anos do Coral dos Canarinhos de Petrópolis’. A identidade visual foi desenvolvida em 2 conjuntos de cores para assinar os diferentes materiais das comemorações.

Um trabalho de mais de seis meses de uma equipe disposta a traduzir a vida de um coral que hoje não é apenas de Petrópolis, mas do Brasil inteiro, sendo o mais antigo do país. Foi em 1942 que o franciscano Frei Leto Bienias fundou o Instituto dos Meninos Cantores que hoje conta com mais de 140 coralistas. Instituição que preza pela disciplina e coloca em prática os valores franciscanos, desenvolvendo uma formação musical de excelência. O IMCP é patrimônio de Petrópolis e também do Brasil!

Os Canarinhos podem ser acompanhados pelas redes sociais @canarinhosdepetropolis – Instagram e TikTok, Canarinhos de Petrópolis – YouTube e site: www.canarinhos.com.br.

Frei Augusto Luiz Gabriel, OFM

Fontes: CRB Nacional

DEIXE UM COMENTÁRIO

Deixe seu comentário
Coloque seu nome aqui