Encontro de Diálogo Inter-religioso

1348

Objetivo

Entender o que é diálogo inter-religioso e enfatizar a importância desse diálogo para o crescimento de uma sociedade mais fraterna.

Materiais

Bíblia, desenhos (pode ser flor, sol, borboleta…) para colorir conforme a quantidade de irmãos, lápis de cor e caneta.

Ambiente

De acordo com a particularidade de cada fraternidade, trazer um ambiente mais aconchegante e orante, vale usar plantas, velas, e algumas frases espalhas no centro:

“Tudo que quereis que os homens vos façam, fazei-o vós a eles” – Mateus 7, 12.
“O amor de um único ser, neutraliza o ódio de milhões de seres” – Mahatma Gandhi
“Nenhum de vós sois um fiel autêntico até devotar pelo próximo o amor que devotais a vós mesmos” – Maomé
“Não firais os outros com aquilo que vos fere” – Buda

Acolhida

Podem ser cantadas algumas músicas de acolhida, tais como:
Seja bem-vindo ô lelê, seja bem-vindo ô lalá, paz e bem pra você…
Só porque você veio é festa no céu é festa aqui…
Em seguida o coordenador aborda o tema do encontro. Em seguida questiona os irmãos sobre o que é o diálogo inter-religioso.

Iluminar

Canto

Tua palavra é lâmpada para os meus pés Senhor (2x) Lâmpada para os meus pés Senhor, luz para o meu caminho (2x)

Coordenador faz a leitura do Evangelho de São João 4, 5-10:

“O Senhor soube que os fariseus tinham ouvido dizer que ele recrutava e batizava mais discípulos que João 2.(se bem que não era Jesus quem batizava, mas os seus discípulos). 3.Deixou a Judéia e voltou para a Galiléia. 4.Ora, devia passar por Samaria. 5.Chegou, pois, a uma localidade da Samaria, chamada Sicar, junto das terras que Jacó dera a seu filho José. 6.Ali havia o poço de Jacó. E Jesus, fatigado da viagem, sentou-se à beira do poço. Era por volta do meio-dia. 7.Veio uma mulher da Samaria tirar água. Pediu-lhe Jesus: Dá-me de beber. 8.(Pois os discípulos tinham ido à cidade comprar mantimentos.) 9.Aquela samaritana lhe disse: Sendo tu judeu, como pedes de beber a mim, que sou samaritana!… (Pois os judeus não se comunicavam com os samaritanos.) 10.Respondeu-lhe Jesus: Se conhecesses o dom de Deus, e quem é que te diz: Dá-me de beber, certamente lhe pedirias tu mesma e ele te daria uma água viva.”

Palavra da salvação.

O coordenador convida os irmãos a fazerem uma breve reflexão do evangelho voltado ao diálogo inter-religioso.

Agir

O coordenador do encontro, de acordo com o número de irmãos, pede para que seja formado grupos, trios ou duplas. A cada grupo será distribuído um desenho para colorir e lápis de cor.

Cada grupo deverá ter um nome e dar um nome ao seu desenho além de colori-lo, por fim, cada grupo deverá apresentar seu desenho, nome do desenho e do grupo. Em seguida, o coordenador deverá levar os irmãos a refletir sobre a diversidade religiosa, e de que embora seja o mesmo desenho, cada grupo tem uma maneira de pintar, e mesmo que o desenho seja igual para todos ainda assim ele recebe nomes diferentes e que cada grupo também recebe nomes diferentes. Assim são as religiões, Deus recebe diversos nomes diferentes, cada grupo recebe um nome e tem doutrinas diferentes a serem seguidas, mas o que não muda é que cada uma dessas religiões querem que as pessoas se aproximem cada dia mais daquilo que é bom, do amor verdadeiro e do serviço ao próximo, do amor ao universo e tudo aquilo que nele habita. E assim tem que ser o diálogo inter-religioso, que independente de religião, que as pessoas se unam em um só proposito, seja ele de paz ao mundo, de prevenção a natureza, uma campanha contra a fome, enfim, que o bem comum, que o amor prevaleça, e assim teremos um mundo melhor e que vive a verdadeira fraternidade.

Oração final

Cada irmão deve fazer uma prece de respeito às diversidades religiosa e amor ao próximo. Após cada prece todos respondem: Escutai ó Deus nossa prece. Por fim reza-se a oração que Jesus nos ensinou.

Jaqueline Santos dos Passos
Secretária de Ação evangelizadora Regional Bahia Sul
Fraternidade Francisclariana – Jequié

Disponível em Blog de Formação JUFRA

DEIXE UM COMENTÁRIO

Deixe seu comentário
Coloque seu nome aqui