ESPERANÇA E FRATERNIDADE MARCARAM O ESPÍRITO DE ASSIS 2018

978

Aconteceu no entardecer desse sábado, 27 de outubro, o encontro de diálogo inter-religioso “Espírito de Assis”. Promovido pelo regional Minas Gerais da Família Franciscana, o encontro teve início com uma belíssima acolhida dos irmãos da Umbanda. Além deles, o encontro teve a presença de diversas lideranças religiosas que construíram um diálogo fraterno em torno do amor e da paz.

A Família Franciscana é composta por todas as ordens fundadas por São Francisco de Assis e também por todas as congregações que, nascidas em diferentes épocas e respondendo aos anseios de seu tempo, se viram inspiradas a viverem a partir da regra de São Francisco.

Vale lembrar que o Espírito de Assis é uma iniciativa que busca fomentar, ainda mais entre os irmãos e irmãs, um diálogo pautado na paz e no bem. Frei Francisco de Assis já havia nos ensinado que a paz só será real em nossa vida quando tivermos a coragem de acolher os corações sem preconceito e reservas. Ele mesmo, buscando a paz entre as nações, se dirigiu aos irmãos muçulmanos para um diálogo amigável com o Sutão. Um diálogo no qual reinou o respeito e a fraternidade, partilhando sobre a dignidade da pessoa humana, sem violência e sem guerra.

A motivação para o Espírito de Assis, além do próprio encontro de Francisco com o Sutão, surge do convite feito por São João Paulo II, em 1986 para mais de 70 religiões, que se encontraram em Assis para entoar uma única canção de paz. O evento, neste ano, foi marcado pela esperança expressa nos olhares e nas palavras dos diversos participantes. Em tempos de tanto ódio e violência, é bom saber que diferentes confissões religiosas dão conta de se encontrarem para promover a paz e a caridade, num gesto de paz e respeito.

O Espírito de Assis é, sem dúvida, um encontro para todos aqueles que acreditam numa sociedade mais fraterna, na qual os valores pautados no amor tornam-se ideal de vida. Que o espírito de fraternidade que nos move e nos conduz permaneça forte no íntimo de cada um de nós. Que nunca nos falte a força e a coragem para permanecer firmes nesse Amor que nos transforma e nos faz cada vez mais irmãos. Paz e Bem!

Disponível em Capuchinhos do Brasil /CCB

Por Frei Douglas Leandro de Oliveira (Cúria MG)

DEIXE UM COMENTÁRIO

Deixe seu comentário
Coloque seu nome aqui