A Província São Maximiliano Maria Kolbe realizará, entre os dias 10 e 14 de novembro de 2025, no CEFEC (915 Norte), o Capítulo Extraordinário, que contará com a presença de 49 frades vogais. Este Capítulo foi previsto já nas moções do Capítulo Ordinário de 2023, com o objetivo de proporcionar dias de encontro fraterno, partilha, reflexão e aprovação de documentos referentes à vida da Província São Maximiliano M. Kolbe.
É importante destacar que este Capítulo não terá caráter eletivo (não haverá mudanças de funções), mas será uma oportunidade para realizar uma avaliação diagnóstica das necessidades surgidas ao longo dos últimos anos, bem como propor possíveis soluções aos desafios percebidos pelos frades nesse período.
A perspectiva para este Capítulo é a seguinte:
– Refletir sobre a pastoral franciscana;
– Discutir e aprovar o Estatuto do Jardim da Imaculada;
– Discutir e aprovar o Diretório de Redes Sociais;
– Discutir e aprovar o Diretório da Missão do Amazonas.
O Capítulo Extraordinário é uma bela oportunidade para realizar um diagnóstico das nossas presenças, com seus desafios, em conjunto com as realidades emergentes dos últimos anos — tanto no âmbito da sociedade quanto nas dimensões eclesial e provincial.
Dessa forma, o Capítulo ressalta momentos de sensibilidade fraterna, possibilita a análise dos desafios vividos pela Província em suas diversas instâncias e exige uma reflexão e ação capitular que ofereçam respostas adequadas às exigências do tempo presente, decidindo caminhos a serem seguidos e contribuindo para a construção de uma nova realidade provincial.
As Constituições da Ordem abordam a importância do Capítulo da seguinte forma:
“É tarefa do Capítulo provincial estudar e decidir a abordagem geral a ser dada à missão pastoral e elaborar Estatutos apropriados para atividades que requeiram diretrizes precisas, no respeito às disposições diocesanas ou regionais.”
(Constituições 115, §1)
Portanto, a percepção final é que o Capítulo de 2025 é necessário para promover as inovações e implementações na vida da Província São Maximiliano M. Kolbe.
Objetivos do Capítulo Extraordinário 2025
Em suas diversas dimensões, a Província é chamada a avaliar as luzes e prioridades que deseja viver na segunda metade do quadriênio.
Documentos Provinciais
Discutir e refletir sobre os documentos provinciais, buscando atualizá-los e adequá-los às realidades atuais.
Questões Administrativas
Promover a transparência nas funções de guardiães, párocos e instituições provinciais;
avaliar e propor ações concretas para fortalecer a missão e a corresponsabilidade administrativa.
Formação Inicial e Permanente
Definir ações formativas para os formadores, a estrutura dos temas formativos, e evitar espiritualidades ou abordagens pseudomotivacionais; determinar critérios e condições para a admissão aos votos solenes e promover encontros de formação permanente em âmbito provincial.
Dimensão Missionária
Valorizar a Missão e o espírito missionário, consolidar o Diretório Missionário dentro dos estatutos, e aprovar o Convento de Manaus como sede da Missão, com a presença de um delegado responsável.
Fonte: Franciscano.org.br









