IFPCC celebram os 50 anos de presença na Bahia

410

As Irmãs Franciscanas da Penitência e Caridade Cristã celebraram o jubileu de ouro em terras baianas. A missa festiva, presidida por Dom João Santos Cardoso, bispo da Diocese de Bom Jesus da Lapa, e concelebrada pelo Pe. Heber Pedroso Rocha, Pároco da Paróquia São José, aconteceu no dia 21 de maio, na Praça do Cais, em Carinhanha/BA. Nesta celebração, também estiveram presentes caravanas vindas de paróquias onde as Irmãs trabalharam. Muitas foram as manifestações de gratidão e homenagens por esta história tão cheia de significado e de fé.

A celebração festiva foi precedida por uma Semana Missionária que envolveu todas as comunidades, urbanas e rurais, da Paróquia. A Paróquia São José de Carinhanha é formada por 6 comunidades urbanas e 45 comunidades rurais.

Além das Irmãs que integram as comunidades localizadas na Bahia, o grupo de missionárias foi formado por Irmãs vindas do Pará e Rio Grande Sul. Também Irmãs Franciscanas Alcantarinas, Irmãs Franciscanas de Allegany e Irmãs Mensageiras do Amor Divino, todas com comunidades na Diocese de Bom Jesus da Lapa, se uniram às Irmãs Franciscanas da Penitência e Caridade Cristã e lideranças leigas das comunidades, para concretizar a Semana Missionária. Na missa de envio, dia 14 de maio, na Igreja Matriz da Paróquia São José, de Carinhanha, Dom João Santos Cardoso, bispo da Diocese de Bom Jesus da Lapa, destacou a importância da Vida Religiosa Consagrada na Igreja, especialmente na referida diocese, bem como o empenho e união das Congregações em favor da evangelização e do fortalecimento das comunidades por meio da Semana Missionária.

A missão das Irmãs Franciscanas da Penitência e Caridade Cristã na Bahia teve
início em Carinhanha, em 21 de fevereiro de 1973 com a chegada de quatro Irmãs.
Foram elas: Ir. Catharina Ortolan, Ir. Cecília Eichelberger, Ir. Ingês Hammes e Ir.
Miriam Inês Bersch, sendo que Ir. Ignês e Ir. Miriam tiveram a alegria de participar
deste momento celebrativo jubilar. Ao longo destes 50 anos, as Irmãs atuaram em
diversas paróquias, especialmente na região oeste da Bahia.

Durante a realização da Semana Missionária, onde aconteceram visitas às famílias, visitas em escolas e celebrações com as comunidades, a partir da temática vocacional e do Texto Base do 3º Ano Vocacional do Brasil, foi uma alegria perceber que a semente lançada pelas primeiras Irmãs há 50 anos ainda está produzindo frutos. A semeadura hoje continua também pelas mãos das lideranças das comunidades. A equipe missionária retornou das comunidades com o coração repleto de alegria e gratidão pela vocação, que se faz graça e missão.

Conforme as palavras da Ministra Provincial Ir. Mônica de Azevedo, durante a celebração festiva, “a celebração jubilar também foi tempo de recolher muitas memórias e memórias agradecidas da missão das Irmãs, em sua caminhada com o povo, no serviço da Igreja, na formação das comunidades, no cuidado da saúde física, humana e espiritual, que estão registradas no coração de quem caminhou com as Irmãs e que, em algum tempo, no decorrer dos 50 anos, viveu o encontro de sua história com a história das Irmãs Franciscanas. Nossa gratidão é a Deus porque temos histórias de muita vida, de muita fé, de muita luta, de muito amor e carinho, para recordar e celebrar! Deus caminha conosco e realiza maravilhas quando nos deixamos guiar por seu amoroso cuidado e por sua Palavra iluminadora. Corações missionários ardentes e pés missionários a caminho, enraizados no Evangelho de Jesus Cristo, semearam o bem, pela doação e pelo serviço, na mística do Bom Samaritano, que viu, sentiu compaixão, aproximou-se e cuidou! Como São Francisco de Assis, reconhecemos que foi o Senhor que iniciou esta história. Ele nos concedeu iniciar e percorrer este caminho e continua a conduzir-nos no serviço aos irmãos e às irmãs que Ele faz nossos próximos.

Olhando para esta trajetória de 50 anos, com gratidão e na certeza de que Deus cuida, podemos pronunciar as palavras sábias de nossa Fundadora Madre Madalena Damen: “A obra não é nossa, é do Senhor!

Irmã Inga B. Neumann

DEIXE UM COMENTÁRIO

Deixe seu comentário
Coloque seu nome aqui