O topo do Morro do Corcovado foi testemunha dos passos firmes e conscientes da Família Franciscana presente no Regional RJ/ES. A III Caminhada Franciscana do Cristo Redentor, na noite do dia 27 de setembro de 2025, fez memória viva do legado que São Francisco de Assis nos deixou, trazendo o lema “Felizes os que promovem Paz e Bem”. Nesta noite de céu aberto, a Família Franciscana e admiradores do Pobrezinho de Assis, Cantor do Irmão Sol, percorreu a estrada que leva ao monumento símbolo do Rio de Janeiro: o Cristo de braços abertos a acolher a criação.
Cada passo dado pelos 103 caminhantes no meio da maior floresta urbana do mundo, se fez semente de um mundo mais cheio de esperança. Com os olhos fixos na imagem do Cristo Redentor, cada caminhante rezou, cantou e refletiu junto com toda Criação o anúncio de que um mundo melhor para todos é possível: um mundo de paz e de bem, de justiça na partilha dos bens.
A Casa Comum, representada por esse pedaço da Mata Atlântica, permitiu que pudéssemos reafirmar o nosso compromisso de defender e cuidar de todos os habitantes deste mundo criado por Deus. A celebração dos 800 anos do Cântico das Criaturas, rumo aos 800 anos da Páscoa de São Francisco em 2026, é o passo certo de uma fé viva, de uma esperança atuante e de uma caridade feita de gestos concretos. A III edição da Caminhada Franciscana também fez parte do calendário de celebração dos 94 anos do Cristo Redentor. Todo o material do Manual Prático da Ação Francisclariana em defesa da Casa Comum será repassado para cada “caminhante” na certeza de sermos sementes fecundas na construção do Reino de Deus.
Fotos: Guilherme Silva e Santuário Cristo Redentor
Escrito por Frei Airton (Frei Soneca)
Coordenador do Regional CFFB RJ e ES






























