Edital
Edital para Bolsas
Termo de Convênio
INSCREVA-SE
O Curso de Especialização Juventude no Mundo Contemporâneo é uma proposta da Rede Brasileira de Centros e Institutos de Juventude (representada pelo Instituto de Pastoral da Juventude – IPJ Leste II), em convênio com a Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia (FAJE).
É um curso interdisciplinar, apoiado principalmente nas áreas da Sociologia, História, Educação e Teologia. Esta Especialização surgiu a partir da identificação das demandas e desafios que emergem da prática cotidiana com os/as jovens nas atividades educativas formais e não formais. Da mesma forma, reconhece a progressiva importância que essa categoria social assumiu a partir do início do século 20, ganhando cada vez mais relevância para compreender as sociedades modernas, seu funcionamento e suas transformações.
Dada a especificidade que essa categoria foi assumindo ao longo da modernidade, deve-se levar em conta que atuar com os/as jovens exige competência conceitual e metodológica específicas que assegurem conhecimento sobre as dimensões sociais, culturais, religiosas, econômicas e políticas da condição juvenil.
Objetivo Geral
Construir referenciais para compreender o fenômeno juvenil no mundo contemporâneo e capacitar profissionais, militantes e pesquisadores que atuam com a juventude no âmbito do setor público, nas organizações sociais, escolas, universidades, instituições religiosas e organizações do terceiro setor.
Objetivos Específicos
- Tematizar, ampliar e aprofundar o conhecimento teórico e prático a respeito da juventude contemporânea e suas formas de vida;
- Construir, debater, refletir e compartilhar boas práticas de atuação junto aos jovens e seus grupos;
- Desenvolver estudos e pesquisas sobre juventude, contribuindo com a produção de conhecimento acerca da temática.
Público-alvo
Pessoas vinculadas às áreas de educação, serviço social, psicologia, sociologia, direito, cultura, comunicação e pastoral; lideranças religiosas, gestores de políticas públicas, de escolas e de projetos sociais; conselheiros tutelares e de direitos e outras áreas afins ao campo juvenil.
Modalidade Híbrida
2 módulos presenciais (Belo Horizonte – MG) e 1 módulo online síncrono
1º Módulo | Presencial: 14/07/25 a 26/07/25
2º Módulo | Online Síncrono: 05/01/26 a 24/01/26
3º Módulo | Presencial: 06/07/26 a 18/07/26
INSCRIÇÕES: até 25/06/2025
Condições de Pagamento
À vista: R$ 6.840,00 (5% de desconto)
Parcelado: 18 parcelas de R$ 400,00
Inscrições para Oferta de Bolsas
As inscrições devem ser realizadas até 25 de junho de 2025, exclusivamente através de envio da documentação para o e-mail: juventudes@redebrasileira.org.br, anexando os seguintes documentos:
- Comprovante de Inscrição no Processo Seletivo.
- Carta de motivação (até 2 páginas), que conste auto declaração de vulnerabilidade econômica; marcadores de diferença de diversidade regional, de gênero, raça e etnia (quando houver); tempo e atuação no campo das juventudes e motivos que mobilizam a participar desta experiência.
- Carta de recomendação (opcional) de instituição associada à Rede Brasileira de Centros e Institutos de Juventudes.
Fonte: FaculdadeJesuita.edu.br e IPJ Leste 2