Instituições católicas lançam curso sobre proteção das infâncias e pessoas vulneráveis

239

crb-miniatura

De acordo como Anuário Brasileiro de Segurança Pública, o Brasil registrou uma média de 130 casos de violência sexual contra crianças e adolescentes por dia, em 2021. Em resposta a essa realidade e a convocação do Papa Francisco, está sendo lançado o curso “A proteção das infâncias e das pessoas vulneráveis na Igreja Católica”, disponível gratuitamente no portal Farol 1817, portal educacional da Província Marista Brasil Centro-Sul (PMBCS).  

 A formação é resultado de uma parceria entre o Farol 1817, a PUCPR, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), por meio do Núcleo Lux Mundi, o Conselho Episcopal Latino-Americano e Caribenho (CELAM) e a Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB) 

 Para o reitor da PUCPR, Ir. Rogério Renato Mateucci, esse é um primeiro passo que tem uma grande importância. “Somos todos chamados a sermos farol de esperança neste mundo turbulento, bem como, construtores de pontes. Essa é uma pequena contribuição para seguirmos as orientações do Papa Francisco, quando nos lembra que esse pecado na Igreja é um crime que gera profundas feridas de dor e impotência. Em primeiro lugar, nas vítimas, mas também em suas famílias e na comunidade inteira”, pontua Mateucci.

 Entre os temas abordados estão a dignidade humana de crianças, adolescentes, jovens e adultos vulneráveis, os impactos da violência sexual na vida das crianças e pessoas vulneráveis, a dinâmica e o perfil da violência e dos abusos e o papel da Igreja Católica e da sociedade civil para romper os ciclos de violência e garantir ambientes mais seguros.

 Segundo a coordenadora do núcleo Lux Mundi da CRB, Eliane de Carli, embora tenha sido formatado para a comunidade católica, o objetivo é chegar ao maior número de pessoas em decorrência da relevância do assunto. “Esse curso é fruto da cooperação de várias organizações para ajudar a Igreja Católica brasileira a construir pontes com outras entidades e fazer o trabalho de prevenção dentro do ambiente eclesial. Estamos todos empenhados para atingir o maior número possível de pessoas, inclusive da sociedade civil”, comenta.

 O Diretor de Vida Consagrada e do Centro Marista de Defesa da Infância da PMBCS, Ir. Anacleto Peruzzo, também acredita na importância do curso para a sociedade. “Enquanto Cristãos, temos que estar atentos às necessidades de nossos semelhantes. Esse curso nos prepara para entender as diversas situações de risco, identificar quando podem acontecer e, principalmente, saber como atuar na prevenção e na proteção de crianças e pessoas em situação de vulnerabilidade”, destaca o diretor.

Sobre a formação 

O curso apresenta os principais conceitos e documentos internacionais e nacionais da Igreja Católica e da sociedade civil sobre a proteção de crianças, adolescentes e jovens e pessoas vulneráveis para o enfrentamento à violência sexual.  A grade curricular é composta por quatro módulos e totaliza 10 horas de conteúdo, em modalidade assíncrona.  

 Os professores refletem a união de esforços entre instituições de diferentes países e de múltiplas áreas do conhecimento.  E os concluintes recebem um certificado após a conclusão da formação com a chancela da PUCPR. 

Serviço:

Curso: A proteção das infâncias e das pessoas vulneráveis na Igreja Católica

Plataforma: Farol 1817

Formato: Online

Inscrições: Clique aqui 

 Gratuito e com certificado de conclusão

Fonte: arquidiocesedecuritiba.org.br

DEIXE UM COMENTÁRIO

Deixe seu comentário
Coloque seu nome aqui