Ir. Cleusa representa a CFFB em Celebração dos 800 anos do Encontro de São Francisco de Assis com o Sultão

1133

No dia 28 de setembro de 2019, às 21h, realizou-se a Celebração dos 800 anos do Encontro de São Francisco de Assis com o Sultão Al-Malikal Kâmil Al-Ayoub, na Mesquita da Misericórdia, Santo Amaro, SP.

A acolhida feita pela comunidade islamita aos presentes na celebração foi marcada pela alegria do encontro e pela gratidão a Deus pelo encontro e diálogo realizado entre Francisco e o Sultão há 800 anos, deixando-nos o convite para que façamos o mesmo em nossos dias, tendo como modelo do diálogo São Francisco de Assis.

Seu gesto nos ensina que o diálogo é possível, principalmente o diálogo com outras religiões e nos ajuda a compreender que dialogar é saber encontrar-se com a alteridade. Sua atitude nos convoca a sairmos de nós mesmos, de nossa zona de conforto para irmos ao encontro e CONSTRUIRMOS O DIÁLOGO.

 

São Francisco, um homem de coragem e ousadia, cuja “humanidade o levou para além dos muros de sua cultura e fé”.

A partir da experiência de Francisco em sua proximidade fraterna com o Sultão, mais que fazer memória, somos convocados a trilhar caminhos na construção do diálogo a partir de nossa realidade nuclear, as pessoas com as quais convivemos no cotidiano.

Sejamos, portanto, pessoas do diálogo e construtores da paz, através da educação, pois “Paz significa Educação”: uma chamada a aprender todos os dias a arte difícil da comunhão, a adquirir a cultura do encontro, purificando a consciência de qualquer tentação de violência e rigidez, contrárias ao nome de Deus e à dignidade do ser humano” (Frei Vitorio Mazzuco, OFM).

Dentre as autoridades e representações, estava presente Cleusa Neves, CFA, presidenta da CFFB que em nome da Conferência da Família Franciscana do Brasil, deixou sua mensagem:

Discurso – Encontro com a Comunidade Islâmica na Mesquita da Misericórdia

Acompanhe as fotos do encontro:

 

DEIXE UM COMENTÁRIO

Deixe seu comentário
Coloque seu nome aqui