Irmãs Franciscanas da Penitência são homenageadas em SP

24
Irmã Aparecida Munarini, irmã Aparecida D. de Freitas e a irmã Bernadete Meneguelo.

As Irmãs Franciscanas da Penitência realizaram um grande trabalho social e espiritual em Vargem Grande do Sul, quando aqui chegaram em 1948 para trabalharem no Hospital de Caridade, ficando até 2002. As celebrações marcaram também os da chegada das Irmãs Franciscanas para trabalharem na Sociedade Humanitária Christiano Dutra do Nascimento, quando aqui chegaram em 1955 e permanecem até hoje. Pelos relevantes serviços que prestaram ao município e ainda prestam, elas foram homenageadas no final da semana passada, com uma programação que contou com sessão solene na Câmara Municipal, missa comemorativa e um jantar especial.

Durante a sessão solene na Câmara Municipal realizada na tarde do dia 5 de julho, sábado, foi entregue à Irmã Aparecida Donizete de Freitas, em reconhecimento à sua vida missionária e contribuição exemplar na área da atividade religiosa e 25 anos de vida consagrada, o Diploma “Dr. Francisco Álvares Florence”. O diploma foi proposto pelo vereador Paulo César da Costa, o Paulinho da Prefeitura.

Paulinho agradeceu às Irmãs Franciscanas da Penitência por todo trabalho realizado em Vargem. Ao jornal, falou que há mais de sete décadas elas prestam serviços fundamentais na área social e espiritual do município, dizendo-se feliz em poder homenageá-las. Atualmente, ajudam a conduzir a Sociedade Humanitária, as irmãs Mariana Silva Matos, que é educadora social e a Irmã Elizabeth Celia Leandro, que é coordenadora.

O vereador também comentou que através da atuação das mesmas, despertaram em várias vargengrandenses o dom de servir, citando as cinco mulheres que também se tornaram Irmãs Franciscanas da Penitência, sendo elas: Irmã Celeste Rotta, Irmã Cristina Caetano, Irmã Rosa Caetano, Irmã Elisabeth Tapi e Irmã Aparecida Donizete de Freitas.
A solenidade contou com a presença da Irmã Aparecida Munarini, coordenadora provincial da congregação, que compôs a mesa diretora representando todas as irmãs e recebeu flores das mãos de Roseli Costa, que representou o prefeito Celso Ribeiro. Roseli também homenageou a Irmã Mariana Silva Matos, atual responsável pela Sociedade Humanitária, com flores, em agradecimento por sua atuação à frente da entidade.

Logo após, às 19h, a Igreja Nossa Senhora Aparecida foi o palco da missa em ação de graças pelos 25 anos de vida religiosa da Irmã Aparecida Donizete de Freitas, que é natural de Vargem Grande do Sul. A celebração foi marcada por momentos de intenso louvor e profundo agradecimento, com a comunidade reunida para celebrar também os 70 anos da presença franciscana na cidade. Participaram da celebração, o bispo diocesano Dom Eugênio Barbosa Martins, os padres Paulo Valim, Richard Strazza, Luís Fernando da Silva e o pároco responsável pela paróquia, padre Antônio Carossi.

Encerrando o dia festivo, foi oferecido um jantar especial no salão de festas da igreja, reunindo irmãs, familiares, autoridades e membros da comunidade. Com o lema “Paz e Bem”, as Irmãs Franciscanas da Penitência seguem deixando um legado de amor ao próximo e serviço aos mais necessitados, reafirmando sua missão junto à população de Vargem Grande do Sul.

Fonte: gazetavg.com.br

DEIXE UM COMENTÁRIO

Deixe seu comentário
Coloque seu nome aqui