Irmãs Franciscanas de Ingolstadt completaram 85 anos no Brasil

89

A Congregação das Irmãs Franciscanas de Ingolstadt iniciou em 1276, Idade Média, cinquenta anos depois da morte de São Francisco, em Ingolstadt, Alemanha.

Ao longo dos séculos, a Congregação foi se adaptando às exigências dos tempos.

Em 1938, durante a 2ª guerra mundial, as Irmãs do convento de Ingolstadt sofriam com a perseguição nacional socialista. Muitas foram proibidas de dar aulas e trabalhar na escola, outras, foram convocadas para cuidar dos feridos da guerra.

Após muita oração e discernimento, as Irmãs decidiram que era hora de começar uma nova frente de missão e o Brasil foi o país escolhido. Cinco Irmãs aceitaram o desafio e chegaram ao Brasil, no dia 12 de outubro de 1938.

Ao longo dos 80 anos de presença das Irmãs Franciscanas de Ingolstadt no Brasil, as Irmãs expandiram sua Missão para vários Estados: Minas Gerais, São Paulo, Paraná, Pará e, em 2008, também para Luanda, em Angola – África.

Atuam em colégios, obras sociais, creches, pastoral missionária, pastoral da juventude, da criança, do idoso dentre outras.

O Consa, Colégio assumido pelas Irmãs Franciscanas de Ingolstadt em 1947, participou da Celebração dos 80 anos da Congregação, louvando e agradecendo a Deus por todas as bênçãos recebidas, ao longo das oito décadas, em terras brasileiras.

Passando as páginas da história da Congregação e do Consa, é sensível a presença de Nossa Senhora Aparecida em todos os momentos. Ela recebeu as Irmãs pioneiras, que aqui chegaram, em seu dia, 12 de outubro. Nossa Senhora Aparecida trouxe as Irmãs de Aiuruoca – MG para São Paulo, num Colégio que já trazia o seu nome.

A Romaria à Aparecida do Norte foi um momento muito rico, permeado pela emoção, alegria e fé de todos que participaram, apresentaram suas intenções, os pedidos das famílias e estudantes à Nossa Senhora. Foi dia de agradecer, recordar, celebrar tão grandes dádivas e bênçãos!

Que Nossa Senhora Aparecida continue abençoando a Congregação das Irmãs Franciscanas de Ingolstadt e as inspire para que possam estar atentas aos sinais dos tempos e responder, com generosidade, fé, amor e fidelidade à Missão de ser Vale de Graças nos dias de hoje.

Nossa Senhora Aparecida, guardai-nos, defendei-nos, mostrai que esta casa e nós vos pertencemos e que sois nossa Mãe, amém!

Fonte: CONSA

DEIXE UM COMENTÁRIO

Deixe seu comentário
Coloque seu nome aqui