Jovens frades fazem a profissão solene dia 24

771

Moacir Beggo

Petrópolis (RJ) –  A Fundação Imaculada Mãe de Deus e a Província da Imaculada Conceição estarão em festa no dia 24 de setembro. Os jovens angolanos, Frei Ermelindo Francisco Bambi e Frei João Alberto Bunga, e o brasileiro Frei José Raimundo de Souza farão a profissão solene na Ordem dos Frades Menores. É um momento histórico para a Missão: com os quatro professos solenes hoje, a Fundação passará a seis. Os angolanos cursam o último ano de Teologia em Petrópolis e Frei José reside em Colatina.

Esse momento importante na vida do religioso franciscano será feito na bela igreja do Sagrado Coração de Jesus de Petrópolis (RJ), durante a solene Celebração Eucarística das 10 horas, com a presença do Coral dos Canarinhos.

O ‘sim’ definitivo de Frei João, Frei Ermelindo e Frei José será dado nas mãos do Ministro Provincial, Frei Fidêncio Vanboemmel. Como tema, os angolanos escolheram um trecho da Primeira Carta aos Coríntios: “Deus escolheu o que é louco aos olhos do mundo para confundir os sábios; o que é fraco no mundo para confundir o que é forte”. Frei José escolheu um trecho da Regra não bulada: “Guardemos, portanto, as palavras, a vida, a doutrina e o Santo Evangelho daquele que se dignou rogar por nós ao Pai”.

Cada um dos frades fará a profissão pela qual se compromete a seguir Jesus Cristo observando os conselhos evangélicos: “Para louvor e glória da Santíssima Trindade, eu, frei… tendo o Senhor me dado a graça de seguir mais de perto o Evangelho e os passos de Nosso Senhor Jesus Cristo, em tuas mãos, Frei Fidêncio Vanboemmel, com firme fé e vontade, faço voto a Deus, Pai santo e todo-poderoso, de viver por todo o tempo de minha vida, em obediência, sem nada de próprio e em castidade. Ao mesmo tempo, professo a vida e a Regra dos Frades Menores, confirmada pelo Papa Honório, e prometo observá-la fielmente segundo as Constituições da Ordem dos Frades Menores. Entrego-me, pois, de todo o coração a esta Fraternidade, para que, pela ação eficaz do Espírito Santo, guiado pelo exemplo de Maria Imaculada, por intercessão de nosso Pai São Francisco e de todos os santos, e com a ajuda fraterna de todos, eu possa tender constantemente para a perfeita caridade, no serviço a Deus, à Igreja e aos homens”.

O rito da profissão perpétua celebra-se dentro da Missa, com a devida solenidade e a participação da comunidade. Depois da leitura do evangelho, começa-se o rito na seguinte ordem: chamado do professando; apresentação de sua trajetória vocacional; diálogo com o celebrante; homilia; prostração e Ladainha de Todos os Santos; profissão dos votos e bênção aos professandos.

Segundo Frei Fidêncio, “a Profissão Solene é em primeiro lugar o ponto culminante de uma caminhada formativa amadurecida na fé, no discernimento e na resposta generosa que se dá a uma proposta de inspiração divina. Em segundo lugar, a profissão solene é também ponto de partida de um permanente recomeçar com São Francisco, um reaprender a formar-se e a atualizar-se, em vista da autenticidade evangélica que a Deus prometemos”.

ordenacao_180917-hermelinoFREI ERMELINDO

Frei Ermelindo Francisco Bambi, nascido a 1º de março de 1987, em Camabatela, Província do Kwanza Norte. Filho de Madalena José Bambi e de Francisco Xavier Fortunato (de feliz memória). Quarto filho entre os cinco irmãos. Começou seus estudos em sua cidade natal, até 1996, quando sua família se mudou para Luanda, durante a guerra civil, por se tratar do lugar mais seguro para se viver.

Teve o primeiro contato com os franciscanos por meio de Frei José Antônio dos Santos, em 2006, quando este era seu professor de história no Ensino Médio, na escola dos Salesianos em Viana.

Em 2008 ingressou no Seminário Franciscano Monte Alverne em Malange, onde frequentou o curso de Filosofia. Em 2012, Postulantado em Quibala. No ano seguinte, 2013, o Noviciado em Rodeio. No fim do ano de provação foi transferido para a Fraternidade do Sagrado Coração de Jesus, em Petrópolis, onde se encontra atualmente cursando o quarto ano de Teologia.

ordenacao_180917-joaoFREI JOÃO

Frei João Alberto Bunga, nascido aos 5 de abril de 1988 em kilamba Kiaxi, Província de Luanda. Filho de Alberto Abel (de feliz memória) e de Sofia Bunga. Quinto filho entre 10 irmãos. Ainda muito cedo foi morar com seu tio (materno) de nome Zacarias Bunga. Teve o primeiro contato com os franciscanos em sua paróquia (São Lucas, Palanca). Ainda como coroinha começou a frequentar o grupo vocacional no Kimbo São Francisco com Frei Laerte de Farias dos Santos, depois deu continuidade em Viana com Frei José Antônio dos Santos. Em 2007 participou do estágio vocacional em Viana e em 2008 ingressou no Seminário Franciscano Monte Alverne, em Malange, onde frequentou o curso de Filosofia. Em 2011, fez o Postulantado em Quibala. No ano seguinte, 2012, o Noviciado em Rodeio (SC). No fim do ano de provação foi transferido para a fraternidade da Porciúncula (Viana). Em março de 2013 foi transferido para a fraternidade Monte Alverne (Malange) para compor a fraternidade e ajudar no colégio Santo Antônio, e, em 2014, foi transferido para a fraternidade do Sagrado Coração de Jesus (Petrópolis) onde se encontra atualmente cursando o quarto ano de Teologia.

ordenacao_180917-joseFREI JOSÉ RAIMUNDO

Para celebrar esse momento da profissão solene, Frei José Raimundo de Souza fez o retiro no Convento da Penha, de 14 de agosto a 3 de setembro, sob as bênçãos de Nossa Senhora das Alegrias.
“Entendo que fazer voto perpétuo a Deus na vida religiosa franciscana significa dar uma reposta alegre, sem devaneios e de um jeito próprio, ao chamado de Deus para se colocar no seguimento de Jesus. Decorre disso a exigência e o desafio de encarnar no mundo atual o jeito de pensar, de sentir e de agir de Jesus, como o fez Francisco de Assis. Penso e sinto que é empreender livremente um caminho, com olhos fixos no Senhor e ao modo de São Francisco, de identificação com Cristo e, ao mesmo tempo, contribuir com a missão da Igreja para a edificação do Reino de Deus”, observa o frade, que nasceu em Bauru (SP), no dia 21 de junho de 1973.

Frei José Raimundo é filho de Francisca Maria de Souza e Raimundo Francisco de Souza. É o segundo dos quatro filhos do casal. Aos cinco anos de idade mudou-se com seus familiares para Bauru (SP), onde conheceu os Franciscanos. Depois de fazer acompanhamento com os frades em Bauru, ingressou no Aspirantado de Ituporanga em 2007, e no Postulantado de Guaratinguetá em 2008. Ingressou no Noviciado de Rodeio no ano seguinte, onde fez sua primeira profissão aos 3 de janeiro de 2010. De 2010 a 2012 cursou Filosofia em Curitiba, morando em Rondinha, Campo Largo/PR. Chegou à Fraternidade Sagrado Coração de Jesus, em Petrópolis/RJ, em 2013 para o tempo da Teologia, onde residiu até 2014. Foi transferido para Imbariê, morando nesta casa nos anos de 2015 e 2016. Ao final de 2016 concluiu o curso de Teologia e foi transferido para Colatina (ES), onde reside atualmente.

Fonte: http://www.franciscanos.org.br/?p=141355

 

DEIXE UM COMENTÁRIO

Deixe seu comentário
Coloque seu nome aqui