Lançamento: Antologia Eucarística de Francisco de Assis

754

(Moacir Beggo – Jornalista) – APRESENTAÇÃO DA OBRA

Estamos diante de uma oportuna e preciosa coleção de textos sobre a Eucaristia na mística franciscana. Não é de hoje que Adriano Cézar vem se aprofundando na Espiritualidade Franciscana, o que passou a fazer intensamente desde 2017. Adriano está concluindo o curso de pós-graduação em História da Arte Sacra, dedica-se ao curso de Ciências da Religião e MBA em Coaching reservando, ainda, um tempo para os temas da área do Franciscanismo.

Este livro nasceu, segundo revela, da necessidade prática de assistência espiritual à OFS. No livro anterior, “Ecos de Assis”, viu que o tema era muito amplo e, até com certa frustração, teve de fazer a escolha por publicar apenas um texto sobre a Eucaristia.

Naquele momento, contudo, nascia a ideia de reunir os principais textos sobre o tema a partir das Fontes Franciscanas. “Sempre me chamou a atenção a Eucaristia e a compreensão que temos sobre ela, assim como a relação com a Palavra e a vivência cristã em geral, uma vez que a Eucaristia, sendo alimento, também deve ser partilhada. Há essa dupla função: alimento pessoal e convite à partilha. É a caridade máxima na comunidade cristã”, explica o autor.

Para São Francisco de Assis, o Mistério da Encarnação se prolonga constantemente na Eucaristia, onde “cada dia o Filho de Deus se humilha, como quando do trono real desceu e habitou o seio da Virgem; cada dia vem a nós em aparência humilde” (Ad 1,16ss). Para ele, tudo o que manifesta este Amor de Deus por nós, através de seu Filho, é objeto da sua contemplação, meditação e oração. Na Eucaristia, esse amor é tornado alimento sagrado.

É importante lembrar que São Francisco era um homem do povo e não um teólogo. O que escreveu não é fruto de elaborações teóricas, mas do cultivo de sua piedade cristã, onde “a humanidade da encarnação e a caridade de sua paixão se impõem sobre sua alma com tal força que não podia pensar em outra coisa” (1Cel 84). Prova disso são seus Escritos, suas Orações, que nascem de uma profunda convicção interior que vive intensamente no seu dia a dia. Celano confirma isso: “Sempre trazia Jesus no coração, Jesus na boca, Jesus nos ouvidos, Jesus nos olhos, Jesus nas mãos, Jesus nos demais membros” (1Cel 115).

Este livro é de enorme importância, não apenas por trazer as fontes históricas, mas porque pode ser considerado um verdadeiro ‘manual’, indispensável para entrar na mística eucarística de Francisco de Assis. “Na espiritualidade franciscana a Eucaristia é mais do que um elemento importante: a partir da vocação de São Francisco, ela é fonte e centro vital, como é também para a Igreja”, orienta o Dicionário Franciscano.

Desta forma, que esta coleção inflame nossos corações com a piedade eucarística de Francisco, como narra São Boaventura: “O sacramento do corpo do Senhor, o inflamava de amor até ao fundo do coração”. Boa leitura e meditação!

Fonte: https://ecosdemistica.wordpress.com/2018/05/01/lancamento-antologia-eucaristica-de-francisco-de-assis/

 

DEIXE UM COMENTÁRIO

Deixe seu comentário
Coloque seu nome aqui