Mensagem do Conselho Diretor para a Festa de São Francisco

289

Download 

“Neste modo de vida todos somos irmãos” (RNB 6,3)

Caríssimos irmãos e irmãs,

O Senhor vos dê a paz!

Recentemente, a nossa Conferência celebrou sua Assembleia Geral Ordinária Eletiva (AGO) e essa é a primeira vez que nos dirigimos a vocês como Conselho Diretor da CFFB. E queremos, nesta festividade de nosso Seráfico Pai São Francisco, renovar o nosso compromisso já assumido como Família na XIX AGO, de caminharmos juntos como irmãs e irmãos em espírito sinodal, a exemplo de nossos pais Francisco e Clara que nos confirmaram neste modo de vida todos somos irmãos [irmãs] (RNB 6, 3). E nos dirigirmos a cada um/a em particular, membro desta grande Família Francisclariana, com votos de abençoada festa de São Francisco de Assis.

Em comunhão com a Família Franciscana Internacional, nossa Conferência assumiu o compromisso de “dinamizar os centenários franciscanos deste e dos próximos anos”. Neste ano, estamos celebrando dois desses jubileus: 800 anos da Regra de Vida e os 800 anos do Natal de Greccio. Nos próximos anos, as grandes celebrações vão nos recordar e reverenciar os últimos anos do santo de Assis, oferecendo-nos o itinerário de fé e amor, e a oportunidade de revisitarmos nossas fontes franciscanas.

Nas festividades que se aproximam, queremos dar ênfase ao Jubileu da Regra de Vida, deixando o segundo jubileu para o tempo do Natal. Precisamos louvar e bendizer ao Altíssimo e Bom Senhor, porque nosso seráfico Pai que nos deu essa luz esplendorosa como projeto de vida. “A Regra e a vida dos frades menores é esta: observar o Santo Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo…”

Todos nós, franciscanos e franciscanas, professamos uma Regra, que a acolhemos como forma de vida e que tem como base esta Regra Bulada. Celebrar esta Regra significa recordar-nos que, para Francisco de Assis, o núcleo é o Evangelho, como nos diz em seu Testamento: “O mesmo Altíssimo me revelou que devia viver segundo a forma do Santo Evangelho. E eu assim o fiz escrever em poucas palavras, e o senhor Papa mo confirmou” (Testamento, 14-15).

A escuta orante das palavras de Jesus Cristo fez Francisco exclamar juntamente com os seus primeiros irmãos: “Aqui está o que desejávamos, aqui está o que procurávamos!” E o seráfico pai Francisco acrescentou: “Esta será nossa Regra” (Anônimo Perusino, 11).

“Neste modo de vida todos somos irmãos” (RNB 6, 3). Nenhum membro da Família Franciscana professa a sua Regra em privado, porque é chamado a viver o Evangelho em Fraternidade. É importante recordar que Francisco compõe a Regra Bulada durante um período da sua vida, em que enfrentava numerosas tensões e crises em nível fraterno, mas nem por isso ele renunciou à profecia de viver como irmão de todos e convida a todos a fazer o mesmo. Hoje, a Igreja, ao promover a sua dimensão sinodal e comunitária, apresenta a figura de Francisco como um modelo de fraternidade, chamando-o de “Santo do amor fraterno” (Fratelli Tutti), porque os seus gestos e palavras ainda podem, após 800 anos, iluminar o caminho de uma comunidade eclesial que procura torna-se uma Igreja em saída, sinodal, ouvindo a todos e todas, de uma maneira particular e especial os que se encontram à margem da sociedade (Carta dos Ministros Gerais, 2022).

Queridos irmãos e irmãs, que ao revisitarmos a nossa Regra de Vida, possamos transcender as barreiras da autorreferencialidade que muitas vezes nos distanciam, nos separam de nossa Família. Queremos caminhar juntos como irmãos e irmãs, participando mais ativamente dos eventos promovidos pelos nossos Núcleos, pelos Regionais e a CFFB Nacional. A participação é o passo crucial, pois nos envolve mais profundamente uns com os outros, fortalecendo assim os nossos laços fraternos, proporcionando espaços de acolhimento, compreensão e apoio mútuo.

Que São Francisco de Assis, nosso Seráfico Pai, nos inspire a trilhar esse caminho de fraternura e proximidade. Que juntos possamos edificar uma verdadeira Família Francisclariana, irradiando Amor, Paz e Bem a todos os que cruzam em nosso caminho.

Boas Festas a você e a toda sua fraternidade. Viva São Francisco de Assis!!!

Fraternalmente,

Brasília, 03 de outubro de 2023.

 

Irmã Nilza Ribeiro da Silva, FD
Presidente da CFFB

Frei Alex Assunção, OFM
Vice-presidente da CFFB

Irmã Marinês Burin, IFMMA
Conselheira – Secretária

Luiz Laudenir, OFS
Conselheiro – Tesoureiro

Irmã Iriete Ignez Lorenzzetti, CIFA
Conselheira

DEIXE UM COMENTÁRIO

Deixe seu comentário
Coloque seu nome aqui