OFMConv realizam Retiro anual dos formandos, 2024

60

“Ao menos uma vez por ano é indispensável examinar a própria casa com um curso de exercícios espirituais, para ver se em algum lugar existem rachaduras, mesmo que se varra a sua cela todos os dias mediante o exame de consciência, a meditação e toda semana lave com a confissão.” Assim São Maximiliano dizia a respeito do retiro anual que os frades deveriam realizar. Para essa finalidade, os formandos da Casa de Formação Santa Maria dos Anjos se reuniram dos dias 04 a 09 de fevereiro de 2024, na cidade de Niquelândia (GO). O retiro foi direcionado pelo Frei Marcelo Borges (OFMConv), que conduziu os momentos de partilha e meditação com base no escrito das Fontes Franciscanas: “Das Cinco Considerações sobre os Sagrados Estigmas de São Francisco”.

Estarmos juntos para lermos, comentarmos e meditarmos sobre os estigmas de São Francisco, nos recorda a essência do carisma franciscano vivido – primeiramente – pelo jovem de Assis, que, como afirmado pela Legenda dos Três Companheiros, “enquanto viveu, levou em seu coração os Estigmas do Senhor Jesus, como posteriormente apareceu claramente pela renovação dos mesmos no seu corpo”.

Recordar os 800 anos dos Estigmas do Pai Seráfico é retornar às origens, para que a memória do passado aponte para o amanhã. Em outras palavras, celebrar mais um centenário é, “olhar para o tempo e o correr da história que contém o que é permanente desde a origem” e contemplar o dinamismo do seguimento que nos impulsiona a irmos para frente, que nos obriga a interpretar o que significa seguir o Senhor a exemplo do Serafim do Amor.

Que São Francisco de Assis possa interceder sempre por nós, para que, seguindo o seu exemplo, sejamos reflexo de Cristo para o mundo.

Por: Maykon Assis

Fonte: Franciscano.org.br

DEIXE UM COMENTÁRIO

Deixe seu comentário
Coloque seu nome aqui