OFS | Fraternidade N. Sra. do Bom Sucesso realiza retiro em SP

68

O retiro anual apresentou como tema: Espiritualidade Franciscana e lema: Como ser um franciscano leigo nos dias de hoje?

No segundo domingo da Quaresma, a fraternidade Nossa Senhora do Bom Sucesso (OFS de Pindamonhangaba – SP) promoveu um retiro de espiritualidade franciscana.

O evento ocorreu na comunidade São Francisco das Irmãs Franciscanas da Terceira Ordem Seráfica (TOS). Estiveram presentes leigos consagrados, religiosos e membros da comunidade. O ministro local, Tiago Cundari de Azeredo, após a oração inicial realizou a abertura oficial acolhendo todas as irmãs e irmãos participantes.

Antes de iniciar as palestras e oficinas, as pessoas presentes se reuniram em círculo para a dança circular. A primeira palestra foi realizada pela Irmã Inês Camargo (TOS) que abordou o tema “Como ser um franciscano leigo nos dias de hoje?“. A segunda palestra foi realizada por Frei Marcelo Toyansk, OFMCap que compartilhou com os participantes do retiro um pouco da realidade das periferias onde desenvolve o trabalho de Justiça, Paz e Integridade da Criação (JPIC). Além disso, apresentou as características essenciais que devem constar no DNA de um franciscano.

Em seguida, os irmãos tiveram uma pausa para alimentar o corpo fisicamente e comemorar os aniversariantes do mês. Após a pausa para o almoço, Frei Gustavo, CFP (Congregação dos Irmãos dos Pobres de São Francisco), assistente espiritual da fraternidade, ministrou uma oficina de Espiritualidade Franciscana e Oração.

Os participantes puderam olhar os principais pontos da vida: o que está bem, o que está mal e como melhorar. Vários momentos foram oportunos para se aproximar de Cristo e refletir sobre o tempo da quaresma.

O evento ajudou a reascender a chama abrasadora que anima a caminhada dos franciscanos seculares professos, além de contribuir no discernimento daqueles que estão no período de formação, iniciação ou de conhecimento, aprendizagem e aprofundamento do carisma franciscano.

O retiro encerrou com a Santa Missa presidida por Frei Bruno, CFP. Durante a celebração, o ministro local, juntamente com a formadora, acolheram quatro irmãos ao tempo de iniciação na Ordem Franciscana Secular (OFS), um motivo a mais para tornar o dia especial.

Júlio Martins, vice-ministro local e comunicador.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Deixe seu comentário
Coloque seu nome aqui