No dia 07 de dezembro de 2025, na Matriz Santa Isabel da Hungria, na Colônia Santa Isabel, a Fraternidade Irmã Hilda Moratelli da Ordem Franciscana Secular (OFS) celebrou 20 anos de ereção canônica, ou seja, quando a fraternidade foi reconhecida pela OFS do Brasil e pela Igreja.
Durante a missa de Ação de Graças, irmãs e irmãos da Fraternidade estiveram envolvidos na liturgia, realizando comentários, leituras e preces. No comentário inicial, além de expressar a alegria de celebrar os 20 anos nos territórios da Colônia Santa Isabel, a formadora, Juventina, recordou irmãs e irmãos que passaram pela fraternidade como sinal de amadurecimento e reconhecimento de sua vocação franciscana secular. Guilhermina, Gláucia, Washington e Tânia, realizaram a 1ª leitura, Salmo, 2ª leitura e preces, respectivamente.
Frei Célio, atual assistente espiritual da fraternidade, presidiu a celebração e motivou a comunidade a integrar a fraternidade que se reúne no 4º domingo do mês, às 15h, no Salão Paroquial.
Em seguida, houve a renovação da profissão de 10 irmãs (Guilhermina, Maria Aparecida, Conceição, Rose, Maria do Carmo, Lúcia, Rita, Gláucia, Juventina, Silvia e Inês) e 01 irmão (Washington).
Ao final, a ministra da fraternidade, Rose, expressou através de uma linda mensagem que “somos herdeiras e herdeiros de muitas mãos generosas, de passos que vieram antes dos nossos, de lágrimas oferecidas em silêncio, de sorrisos que reacenderam a esperança de quando ela parecia pequena. Por isso, agradecemos por cada membro aqui presente e por aquelas que já fizeram sua páscoa, por cada serviço, cada atitude de cuidado, por cada reconciliação que manteve nossa casa unida e por cada comunidade que nos acolhe. Tudo é graça, tudo é dom, tudo é expressão de um Deus que nos chama de irmãos. Que os próximos 20 anos nos encontre com mais irmãs e irmãos, mais disponíveis, mas cheios do Evangelho.”
Após a missa, a fraternidade e pessoas convidadas realizaram uma confraternização no salão da comunidade das Congregação das Filhas de Nossa Senhora do Monte Calvário.
HISTÓRIA
O desejo de ter fraternidade surgiu inicialmente com o Frei Adelmo e o seu Paulo com a esposa. O Paulo pertencia aos Amigos de São Francisco e sonhava com uma fraternidade da OFS na paróquia. Porém, com a saída do frei Adelmo, esse sonho não se realizou.
As Irmãs Catequistas Franciscanas, em missão no bairro citrolândia, através da Irmã Hilda Moratelli (homenageada da fraternidade), convidou diversas pessoas para conhecer, saber o que é, fazer a formação. No primeiro momento houve em torno de 40 pessoas e ao longo do tempo, com discernimento, 20 pessoas iniciaram a formação. Após 08 anos de caminhada e discernimento, a ereção canônica da fraternidade foi realizada com a profissão de 13 pessoas.
Texto e Fotos: Rômulo Ferreira


















