Organismos do povo de Deus da Igreja no Brasil anunciam a realização de sua 10ª Assembleia, de 14 a 16 de outubro

593

Os presidentes dos organismos anunciaram, nesta quarta-feira, 13 de julho, a realização da 10ª Assembleia Nacional dos Organismos do Povo de Deus da Igreja no Brasil (ANOPD), de 14 a 16 de outubro, na Casa de Encontros Dom Luciano Mendes de Almeida, em Brasília (DF).

São organismos do Povo de Deus da Igreja no Brasil, o Conselho Nacional do Laicato do Brasil (CNLB), a Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB), a Conferência dos Bispos do Brasil (CNBB), a Comissão Nacional de Presbíteros-CNP, a Conferência Nacional dos Institutos Seculares do Brasil (CNIS) e a Comissão Nacional de Diáconos (CND).

Em carta-convite, os presidentes dos organismos expressam o desejo de que “esta 10ª Assembleia Nacional se converta num rico testemunho de sinodalidade entre os diversos sujeitos eclesiais e se constitua como espaço privilegiado de troca de experiências, expressando assim a unidade e comunhão da Igreja no Brasil”.

A presidente do Conselho Nacional do Laicato do Brasil (CNLB), Sônia Oliveira, acredita que esta assembleia fortalecerá a comunhão e a missão da Igreja no Brasil como aponta o próprio tema desta assembleia, buscando alternativas e saídas para o caminhar eclesial no país. “Creio que fortalecerá o testemunho de manter e preservar a unidade que o Espirito Santo nos inspira enquanto Igreja e vai fortalecer mais ainda este processo de sinodalidade, de caminhar juntos, como tanto tem pedido o Papa Francisco para todos nós para a Igreja do Terceiro Milênio”, disse.

Representação dos organismos na 10ª Assembleia

 

Sob a inspiração do tema “Comunhão e Missão: caminho para a igreja no Brasil ” e do lema bíblico: “Preservar a unidade do Espírito pelo vínculo da paz” (Cf. Ef 4,3), o evento reunirá cerca de 200 delegados e delegadas dos organismos do povo de Deus na Igreja no Brasil, distribuídos como segue:

  • Conferência Nacional dos Bispos do Brasil: 15 vagas
  • Conferência dos Religiosos do Brasil: 27 vagas
  • Conferência Nacional dos Institutos Seculares do Brasil: 17 vagas
  • Comissão Nacional dos Diáconos: 19 vagas
  • Comissão Nacional dos Presbíteros: 19 vagas
  • Conselho Nacional do Laicato do Brasil: 100 vagas

Segundo o comunicado enviado aos presidentes dos organismos, o encontro será realizado a partir da observação dos cuidados sanitários tendo em vista a não proliferação da Covid-19. “Desta forma, reafirmando nosso compromisso com a vida, seguiremos os seguintes protocolos durante a 10° Assembleia Nacional dos Organismos do Povo de Deus: será obrigatório o uso de máscara nos ambientes fechados; recomendamos fortemente que os Organismos enviem para a 10° ANOPD quem estiver com o esquema vacinal para a Covid-19 completo, de acordo com a idade; frente a qualquer sintoma respiratório, recomendamos a realização teste”.

Abaixo confira o cartaz da 10ª Assembleia Nacional:
Cartaz da 10ª Assembleia Nacional 

A identidade visual da 10ª ANOPD foi desenvolvida pelo irmão Marista, Luiz Carlos Lima, que reside na cidade de Belo Horizonte e faz parte da coordenação do SAV da Regional Minas Gerais.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Deixe seu comentário
Coloque seu nome aqui