Regional Norte 2 realiza encontro para aprofundamento socioambiental

118

Promovido pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil/CNBB – Regional Norte 2 e Rede Eclesial Pan-Amazônica/REPAM-Brasil, lideranças pastorais das dioceses do regional estão reunidas em Belém para 1º Encontro Regional de Aprofundamento socioambiental. Cerca de 25 coordenadores diocesanos de pastoral das 13 dioceses e prelazias participam da atividade que pretende escutar, acompanhar, animar, comunicar e unir as forças para responder aos grandes desafios da dimensão socioambiental da evangelização nos Estados do Pará e do Amapá.

A proposta para a tarde de ontem no encontro foi conhecer melhor a Comissão Episcopal Pastoral para a Ação Social Transformadora/CEPAST e, à noite, foi realizado uma roda de conversas sobre os eixos de atuação da REPAM. Para esta quarta-feira, último dia da atividade, os participantes discutirão a dimensão socioambiental da evangelização numa perspectiva do trabalho de uma pastoral de conjunto.

Para Benedito Alcântara, do Comitê REPAM de Macapá/AP, o encontro oportuniza a partilha das muitas experiências de vida, de luta, de limites e contradições, além de trazer luzes. “O grande desafio: atuar em rede! A tessitura no coletivo! Sair do papel e mergulhar no chão da vida”, destacou Benedito sobre as discussões do trabalho de pastoral de conjunto.

De acordo com a liderança pastoral da prelazia do Xingu e articuladora do Comitê REPAM da diocese, Dorismeire de Vasconcelos, o processo de escuta e preparação do Sínodo para a Amazônia, pauta que foi discutida na segunda-feira (27) no primeiro dia da atividade, provocou mudanças nas bases, nas comunidades. “Já não somos a mesma Igreja, e nem temos como ser. O povo gritou, ecoou, e esse Sínodo já trouxe mudanças”, afirmou Dorismeire.

O encontro segue até esta quarta-feira (29), na sede regional da CNBB Norte 2.

Fonte: REPAM

DEIXE UM COMENTÁRIO

Deixe seu comentário
Coloque seu nome aqui