Religiosos e Instituições se unem em Triunfo para Ação Simbólica da Campanha da Fraternidade 2025

4

Triunfo, no Sertão de Pernambuco, acolheu a realização de um evento simbólico em defesa da ecologia integral, reunindo religiosos, instituições ambientais e a comunidade local. A iniciativa, que aconteceu neste fim de semana (11), celebrou os 800 anos do Cântico das Criaturas e integrou a programação da Campanha da Fraternidade 2025 do Regional Nordeste 2 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil. Organizado pelos Frades e postulantes que compõem a Fraternidade do Convento São Boaventura e pelas Irmãs de Maristela, a atividade foi marcada pelo chamado à reflexão de um compromisso socioambiental e espiritual, reforçando o chamado universal ao cuidado com a criação.

A tradição franciscana sempre buscou celebrar a ecologia integral, tendo como inspiração o próprio Cântico das Criaturas, escrito por São Francisco de Assis, que exalta a conexão entre o homem e a natureza. A Encíclica Laudato Si’, publicada pelo Papa Francisco em 2015, reforça essa mensagem ao afirmar que “tudo está interligado” e que a preocupação com o meio ambiente deve estar no centro das ações cristãs. O evento realizado em Triunfo dialoga com a Campanha da Fraternidade 2025, cujo tema incentiva a fraternidade e o cuidado com a criação como parte essencial da vivência da fé.

A programação teve início no Convento São Boaventura com a tradicional Celebração Eucarística Votiva à Santo Antônio, a partir da comunhão com a Palavra e a Eucaristia, os fiéis renovaram a sua comunhão com a Casa Comum, lembrando que a Criação se constituiu como um imenso “corpo de Deus” e  lembrando que tudo está interligado. Em seguida, foi realizado o plantio de mudas de árvores, simbolizando o compromisso concreto com o meio ambiente. Após essa etapa, os participantes seguiram em caminhada até o centro da cidade, promovendo apresentações culturais e debates sobre a preservação ambiental e a fraternidade, envolvendo a comunidade em um ato de conscientização coletiva. O ritmo dos instrumentos musicais e os cânticos ecoavam como um louvor à criação, reforçando o vínculo entre a espiritualidade e a natureza.

Dom Limacêdo Antônio, bispo da Diocese de Afogados da Ingazeira participou do evento e ressaltou a importância da ação como um momento de conscientização para que voltemos a ouvir o grito da terra e entender que tudo está interligado. Bruno Ferreira, terceiro franciscano, destaca que este foi um momento para refletir sobre a vida de modo integral. “Dentre tantos aspectos importantes que a CF2025 nos propõe, lembrei da possibilidade de assumirmos o compromisso com a Logística Reversa dos subsídios litúrgicos (jornalzinhos, livros de campanhas Natal em família, CF, Via-sacra, liturgia diárias) montando estratégias que possibilitem sua reciclagem.” enfatizou o franciscano que contribui com a pastoral do Convento.

O evento foi encerrado em um clima de união e esperança, reforçando a importância do engajamento social e religioso na causa ambiental. Essa atividade constituiu um momento de preparação para o Lançamento Regional da CF 2025, que ocorreu no dia 12 de março, dentro do Encontro do Conselho Episcopal Regional Nordeste 2 (Conser), realizado no Centro Pastoral Diocesano Stella Maris, em Triunfo (PE). Na mesma ocasião, estiveram presentes membros das Pastorais Sociais da CNBB NE 2, ampliando a relevância da mensagem de cuidado com a criação.

A ação reafirmou o compromisso da Igreja e da sociedade com a ecologia integral, destacando que a proteção da casa comum não é um dever estritamente ambiental, mas também um ato de fé e fraternidade intimamente relacionado à busca pela justiça e pelo desenvolvimento humano integral.

Convento São Boaventura ilustra o Cântico das Criaturas em painel dinâmico 

Em consonância com o Jubileu dos 800 anos do Cântico das Criaturas e para celebrar este ano jubilar, os postulantes do Convento São Boaventura preparam um espaço que favorece uma reflexão sobre a ecologia integral. Ao entrar pela porta central da Igreja Conventual, logo os fiéis têm acesso a um painel especial que apresenta os elementos elencados por Francisco no Cântico das Criaturas, poema este, escrito por São Francisco de Assis no final de sua vida, que convida a um louvor à grandeza de Deus refletida na natureza.

O objetivo é ajudar os fiéis a rezar e compreender a profundidade deste hino, que nos convida a admirar o Evangelho da Criação e a reconhecer a presença de Deus em todas as coisas.

O painel ficará exposto durante todo o ano, proporcionando aos visitantes do Convento São Boaventura – grupos de fiéis, crianças, jovens e turistas – a oportunidade de conhecer esse rico poema espiritual e contemplar a beleza da criação sob a ótica franciscana.

Fonte: Serviço de Comunicação Provincial e Marcos Moises (Postulante)
Imagem: Magno Celestino e Convento São Boaventura

Disponível em: OFM Santo Antônio

DEIXE UM COMENTÁRIO

Deixe seu comentário
Coloque seu nome aqui