Relíquia histórica do padroeiro chega a Salvador em meio às comemorações do
Jubileu de 500 anos
São Benedito, o Negro, é popularmente conhecido como o Santo Cozinheiro. O que muitos não sabem é que sua vida foi marcada por muitos fatos que o fizeram ser aclamado santo ainda em vida. Nasceu na Sicília (Itália), sendo seus pais imigrantes da Etiópia e escravizados por um senhor que prometera tornar livre o filho do casal. Ainda jovem, ingressou na Ordem Franciscana, ocupando diversas funções no Convento: de Cozinheiro até Guardião, embora analfabeto. Foi na cozinha que aconteceu o famoso milagre das rosas: enquanto levava pães para os pobres dentro da sua túnica, os frades perguntaram: -“O que levais aí, Benedito?”; ele respondeu: -“Flores!”; e a esmola em flores se transformou. Nas Procissões, enquanto carregava o crucifixo, muitos fiéis viram o frade levitar. Manso, alegre, modelo de paciência e detentor de excelente oratória, era procurado por muitos. Morreu aos 65 anos e seus ossos se encontram em Palermo, também na Itália.
Em Salvador, o seu culto acontece desde 1623, conforme citação do célebre Frei Jaboatão, no Convento de São Francisco, antes mesmo da sua canonização. Sua Imagem ocupava altar de destaque no templo, até sua reforma quando foi colocada num altar lateral, preservados até hoje. A Irmandade de S. Benedito teve seu primeiro Compromisso (Estatuto) criado em 1730, formada unicamente por negros escravizados, e existe até hoje, no mesmo Convento, atuando vivamente para divulgar a devoção ao Santo.
Um fato inédito e histórico aconteceu no último dia 16, quando a Irmandade, através de alguns de seus membros, receberam a Relíquia de 1º grau do seu Padroeiro (pequeno fragmento de um dos ossos), em Aparecida do Norte (SP), quando participaram do XXIII Congresso Nacional das Irmandades de S. Benedito. A Relíquia foi concedida pelos Frades Menores de Palermo – uma providência no momento em que as Irmandades e Paróquias do Brasil estão celebrando o Jubileu do V Centenário do Nascimento do Santo, entre 2024-2026.
Amanhã, sábado (23), a partir das 17h, acontecerá uma Solene Celebração para Recepção da Relíquia, com uma Procissão saindo da Igreja do Rosário dos Homens Pretos (Pelourinho) até a Igreja do Convento de São Francisco, quando será celebrada uma Missa e Bênção com a Relíquia.
Fonte: TRBN