Revigoramento Franciscano: ressignificando a nossa Vida Consagrada Franciscana no contexto atual

20

Olhar o passado com GRATIDÃO. Para introduzir-nos à nossa temática – “Ressignificando a nossa vida consagrada franciscana no contexto atual” – devemos ter presente a orientação dada pela Igreja para toda a Vida Consagrada, particularmente os passos dos anos subsequentes ao Concílio do Vaticano II. A vida consagrada, no seu todo, passou por profundas transformações, renovação e busca de uma purificação acerca da sua própria identidade e missão na Igreja e sua respectiva inserção no mundo.

No mesmo dinamismo, também a vida consagrada franciscana buscou a sua ressignificação, seguindo as orientações e os passos da Igreja para uma prática concreta da vida religiosa franciscana, baseada na espiritualidade e no carisma específico, num contexto social e cultural em constante e acelerada mudança. Fundamental foi para nós, franciscanos e franciscanas, a descoberta e o encontro com os valores e os princípios das Fontes Franciscanas e Clarianas.

Viver o presente com PAIXÃO. Nos nossos dias a “ressignificação” se faz necessária para fazermos uma releitura da nossa vida religiosa franciscana na Igreja e na sociedade, buscando novos caminhos para sua missão evangelizadora.

Hoje não podemos esquecer as eloquentes interpelações do Papa Francisco acerca da nossa missão Franciscana na Igreja e no mundo: ser fraternos e testemunhas da fraternidade (Fratelli tutti); ser “irmãos e irmãs do povo”; ser solidários com os pobres; viver a minoridade e a humildade, i.é, “ir pelo mundo em fraternidade e minoridade”; dialogar com todos.

Abraçar o futuro com ESPERANÇA. Ressignificar é encontrar um novo sentido para os desafios da caminhada, é iluminar, a vida com a força transformadora da Palavra de Deus, que faz nova todas as coisas; é testemunhar essa alegria que vem do evangelho, com fé, esperança e renovado ardor missionário. Foi este caminho que fez conosco ao longo destes dias, partilhando sua sabedoria e sua rica experiência e ele o fez com muita simplicidade, escuta atenta e, acima de tudo, com seu exemplo de vida, com um coração generoso que emana muita PAZ e todo BEM. Obrigada Frei Fidêncio por seu amor pela igreja, pela vida consagrada, pelo carisma francisclariano.

Celebrar as alegrias vivenciadas. Agradecemos o dom precioso da vida da Irmã Francisca Ribeiro, Irmãs Franciscanas de Siessen e da Irmã Juvaneide Inácio dos Santos, Irmãs Franciscanas de Santo Antônio. Gratidão pela presença amiga, terna e alegre da Irmã Iriete Lorenzzetti, Irmãs Franciscanas de Nossa Senhora Aparecida, que nos acompanhou durante esses quinze dias na coordenação do curso. Por tudo isso, Louvado sejas, meu Senhor, com todas as tuas criaturas!

Equipe de Comunicação
Irmã Daniele Lopes de Souza, IFMMA
Irmã Jusciêda Araujo Menezes, CSSF
Irmã Nelsi Hoffelder, FPCC

DEIXE UM COMENTÁRIO

Deixe seu comentário
Coloque seu nome aqui